Seguidores

segunda-feira, 11 de julho de 2011

O Andrógino




A Natureza é um trampolim para um além insondável, dizem alguns filósofos. Mas ao certo, a vida, ao manter suas qualidades felinas no tocante ao amor, oferece, de igual forma, o melhor dos mundos durante uma noite de devaneios insuperáveis e duradouros de graça e prazer.
Ora, o maior problema do sexo 'indefinido' sempre foi o preconceito e, assim, num ambiente alterado, o andrógino, sufocado, parou de provocar alarme, de modo que risos e deboches desaparecem num passado que vamos deixando para trás rapidamente. O homem e a mulher típicos poderiam chegar a ser molestados pela repressão de seus desejos. Já o modelo de androginia bem equilibrada flutua sobre os dois sexos, como um novo critério para os dois, como se fosse a encarnação do Homem Cósmico.

A androginia reserva aos seus estudantes e praticantes a condição do sexo tântrico, de modo que, centrado no coração, deixa-se a mente e os sapatos à porta e passam para tal liturgia numa missão de saldar suas dívidas com um mundo obsessivo de onde provinham e, por fim, atingem um estado mental em que não há braços, mas carícias; onde a pessoa não se limita a palavras, mas sente que desliza, internando-se nos espaços existentes entre elas, onde as marcas azuis já não têm qualquer utilidade ou significado e onde a vida se deixa levar por empatias profundas.


Da perspectiva metafísica, o encontro com o andrógino tem sido sempre inevitável. Pois quando a mente se eleva acima de nomes e formas, atinge um ponto em que as divisões sexuais também são evitadas. Em sua trajetória, então, as pessoas atravessam experiências alucinógenas de amor e matrimônio divino, numa trancendência quase total, nas quais se tornam cônjuges enamorados do deus.


O Andrógino é o símbolo da identidade suprema na maioria das religiões, representando o nível do ser não manifesto, a fonte da manifestação, que corresponde numericamente ao zero, o número mais dinâmico e enigmático.

Diz-se no Espiritismo: 'Pois os espíritos, libertos das leis mortais, com facilidade assumem o sexo e a forma que lhe aprouver.' Assim, se deduz que o Andrógino se dedica a ética e ao trabalho, ocupando o seu lugar pelo ideal de uma vida nômada e de amarras soltas, de explorações psicológicas em experiências religiosas e ensinamentos metafísicos. Como uma espécie de novo herói, continua sem se identificar comos papéis que lhe são atribuídos e sempre está disposto a experimentar níveis pouco comuns do ser. Pode, inclusive, suprimir os parâmetros binários e conceituais e, por consequência, experimentar situações não dualistas de simetria máxima, como as que predominam na ficção.


Marlon Santos

mitos-deuses-mistérios-del prado

Um comentário:

  1. boa noite meu nome e mara eu estou presisando de uma consulta espiritual estou com problema de saude gostaria de consultar porfavor eu gostaria de saber seu endereço e o dia da consulta desde ja obrigada.meu email:maraepodo@hotmail.com

    ResponderExcluir