Seguidores

sexta-feira, 8 de julho de 2011

A OPUS DEI




A grande e misteriosa organização da igreja Católica, foi fundada em 1928 na Espanha e, embora muitos divirjam por ignorância, seus membros têm por finalidade empregar os princípios cristãos como um ideal na sociedade e no trabalho. Atualmente a organização conta com 85.491 membros e 1.850 deles são padres.

OPUS DEI quer dizer " A Obra de Deus", prelado que existe em oitenta países do globo terrestre. Sempre acusada de de todo o tipo de coisa, desde afastar seus membros das famílias até fazer lavagem cerebral, tem no Vaticano o seu fiel 'guarda-livros'.



Seus membros dividem-se nas seguintes categorias: Supernumerários, numerários e adscritos, além do chamados cooperadores, pessoas que não são membros oficiais. Institui-se como prelazia, onde o membro deve se ater com a obrigação de''devotar cuidado e atenção constantes a formação doutrinária, ascética, espiritual e apostólica do novo membro, bem como prover o atendimento pastoral especial dos padres da prelazia". Do livro de J. L. Allen jr, o texto entre aspas. De outro lado, a organização tem dever de ser leal com seus membros.


As Fases começam com a Admissão e seu início se dá no que se chama ''Apitar'', que é quando o indivíduo encaminha uma carta propondo seu ingresso à organização com o intuito de ser aprovado. O nome 'apitar' vem do fato de comparar o pretendente a uma chaleira que, ao ferver apita, dando a entender que a água já está quente. No caso do candidato à OPUS DEI, que ele já está pronto e se achando em condições de entrar para a prelazia.

Em seguida, caso aceito, é feita a admissão formal, que consiste em ato singular, simples e quase informal, onde um padre da organização e um membro'leigo' o recebem e o contratam. Os termos são consoantes: o iniciado se compromete em viver o espírito da OPUS DEI e a organização se compromete em prover os meios para a formação dele.


Logo chega a Oblação, que é quando o membro é tido como oficial e sua incorporação é formalizada, nesse caso ele já deve ter no mínimo 18 anos completos. Esse compromisso deve ser renovado todos os anos no dia 19 de Março, o dia de São José, o patrono mais importante da OPUS DEI. Caso a renovação não seja feita, o afastamento é inevitável nessa fase. A seguir vem a Fidelidade, exatamente 5 anos após a Oblação, o chamado compromisso vitalício com a organização. É aí que o indivíduo passa a integrar a ''família sobrenatural'' da prelazia. Não há limite de idade para filiação.

O fundador da OPUS DEI foi Josémaría Escrivá de Balaguer, hoje santo da igreja católica. Nascido na província de Aragão, na Espanha em 1902. Para Escrivá, a obediência ao Papa era preceito basilar e a dissidência não existia em seu dicionário. Chegou em Roma em 1946 e desencarnou em 1975.

Marlon Santos

Um comentário:

  1. Acho este assunto muito perigoso,já vi dois filmes que falam neste assunto e outros que envolvem alguns mistérios da igreja católica, muitas coisas que nem mesmo seus fiéis conhecem...Fiéis que não procuram as lógicas de sua religião.

    ResponderExcluir