Seguidores

domingo, 20 de novembro de 2011

O Divorcio e o Casamento pelo Espiritismo





Não deveríamos nos prender, nesse caso, o problema ao conceito de carma. Essa é uma posição da filosofia oriental que tem aproximações com a Lei de Causa e Efeito apresentada pelo Espiritismo, mas há distinções em relação ao entendimento isso na prática.
Quando se usa o termo carma, há uma conotação de fatalidade, enquanto que a Doutrina enfatiza a possibilidade de minimização ou eliminação das ocorrências de sofrimento, mediante uma ação positiva no bem. Vamos esclarecer bem essa questão do divórcio:
A separação e o divórcio possibilitam a resolução dos conflitos que se estabelecem na vida das pessoas que estão ligadas por compromisso formal ou vínculos legais, mas não mais se entendem, nem se amam. Na nossa cultura, essa opção é acompanhada de grande sofrimento. Parte desse sofrimento decorre do próprio processo de ruptura e parte resulta de questões culturais. Quando as pessoas se casam, geralmente, acreditam que estão dando um passo definitivo, pretendem viver juntas por longo tempo e realizam, por isso, grande investimento energético na relação, construindo elos fortes. Na separação, esses laços energéticos se rompem, o que repercute dolorosamente sobre a alma.
Esse sofrimento é inerente ao processo e, quando o casal se decide pela separação, não dá para fugir dele, é preciso enfrentá-lo com serenidade. Mas há ainda o outro sofrimento, que resulta do ideário cultural sobre a indissolubilidade do matrimônio. Podemos atenuar esse último, se desenvolvermos uma visão crítica da cultura em que vivemos.
A Doutrina Espírita nos ensina a ver o divórcio de uma maneira mais adequada. Os Espíritos, ao falarem sobre o assunto, criticaram claramente as amarras culturais que dificultam a vida dos casais. Destacam eles que a determinação legal de indissolubilidade do casamento é um erro e perguntam: “Julgas, porventura, que Deus te constranja a permanecer junto dos que te desagradam?”(LE – q.940)
Depreende-se dos ensinos deles que Deus determina a união dos seres pelo amor, para que se crie no lar uma psicosfera favorável ao desenvolvimento sadio dos filhos que porventura venham a ter. “No meio espírita, costuma-se dizer que as pessoas não devem optar pelo divórcio, porque estarão adiando o pagamento de uma dívida e terão no futuro, por isso mesmo, maior dificuldade para efetuar esse pagamento. Talvez isso se aplique ao indivíduo que é inconseqüente e irresponsável no direcionamento de suas energias amorosas, mas não se pode generalizar e achar que em todas as situações esse critério seja adequado. Na verdade, há casos em que o mal maior seria as pessoas permanecerem vinculadas a um compromisso que não desejam mais e, por isso, perderem a alegria de viver e a possibilidade de realizações espirituais significativas para sua própria evolução. Somente aquele que está vivendo o problema poderá decidir, consultando sua própria consciência, qual o melhor caminho a seguir.
“O conselho dos Espíritos é sempre no sentido de desenvolver as qualidades da alma para possibilitar um ajustamento harmonioso entre os componentes do grupo familiar e, quando se instala o conflito, a recomendação é de que se procurem todos meios de resolução do problema antes de optar pela separação. (Esse tema está, também, na edição FEEES/2002)


Marlon Santos

3 comentários:

  1. Bom dia!
    sei que aqui talvez não seja o lugar mais apropriado para esclarecimento de duvidas, mas gostaria de saber como funciona as consultas,quando elas ocorrem,se realmente tem como tratar de uma pessoa com cancer?
    se possivel gostaria que me respondesse por email(joaobrasil.araujo@hotmail.com) o mais rapido possivel, pois infelizmente não dispomos de muito tempo! desde ja agradeço

    ResponderExcluir
  2. Eu quero te agradecer pelo carinho de ter escrito o artigo sobre casamento e divorcio, foi de valia p/ mim, e gostaria de te pedir se não fosse abuso sobre a psicografia, eu desde que fui a Cachoeira mta coisa vem mudado p/ mim, tenho frequentado o centro daqui, por causa de sintomas que se acentuaram desde que fui a Cachoeira, bom disseram que eu "tenho a mediunidade da psicografia e talvez também manifestação, não sei, mas me sinto 1 pouco assustada c/ tudo e gostaria de saber +, c/ é verdade que os espiritos do bem, luz não costumam assinar suas cartas? E quem assina são apenas os espiritos s/ luz? É perigoso receber mensagens fora da mesa? Enfim ter + esclarecimentos.Obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Oi sou tatiane Renata, queria muito resolver o problema de meu esposo ele tem hérnia de disco na coluna e não aguenta mais de dor preciso de sua ajuda, por favor! meu email tatiane-rr@hotmail.com Obrigado tatiane!

    ResponderExcluir