Seguidores

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Maçonaria, primeira parte

A Maçonaria é uma instituição de séculos. O objetivo, em todo o mundo, é o Apostolado do Mais Alto Grau de Moralidade, da prática das virtudes, da Liberdade abaixo da lei e da Fraternidade com deveres mútuos, ampliando os limites das faculdades morais, infundindo nos deveres da sociedade civil os sãos princípios da filosofia humanitária.
Por um progresso contínuo, a Maçonaria ocorre com iniciações sucessivas, inspirando nos homens a luz celestial, espiritual e divina; buscando afugentar os sentimentos de mundanismos e invocando, SEMPRE, o GRANDE ARQUITETO DO UNIVERSO, o nosso DEUS CRIADOR e incriado.
É um sistema e uma escola, ao mesmo tempo, e ensina por símbolos.
O problema de hoje da Maçonaria é o mesmo de outrora: o DESVIRTUAMENTO. A instituição Maçônica, abrindo sem preocupações as suas portas, faz florescer em seu seio gente que não tem a mínima preocupação com as questões sociais, pois, a falta de critérios para selecionar seus membros poderá poluí-la, como sempre, de épocas em épocas ocorreu, com homens sem escrúpulo e profanos por natureza.
No entanto, quando qualquer sociedade é regida por princípios baratos e suas ações são levianas, ela tende a sofrer desgaste e ruir. Assim é com a Maçonaria.
Sou Maçom e sei que se trata de uma organização séria e de diretriz Fraterna. Sei, também, que Maçonaria é lugar de crescimento pela união de seus pares e não por crescimento patrocinado por favorecimentos medíocres e funestamente comprometedores dos homens. As falcatruas, por exemplo, quando existem, existem pelos passos de alguns membros rotos e não da maioria séria que nela labutam. São fatos isolados que acometem todo um grupo, quando, na verdade, são dois ou três do grupo, em um grupo de centenas de milhares.
É bem verdade que o grupo se protege, desde que a proteção se balize por honestidade e honra, pois, não poderia a Maçonaria, enquanto Ordem Filiadora, deixar um de seus membros sucumbir em injustiças tendo razão sobre o fato. Muitas vezes a verdade não é de conhecimento geral da sociedade, mas é da Maçonaria, então quando alguém da Ordem está em apuros e está com a razão, não interessando o que o resto do mundo pensa, por certo esse membro será defendido.
A Maçonaria e a ética andam lado a lado, embora possa parecer o contrário.
Casos de manobras, extorsões e outras tantas mesquinharias, são coisas completamente desassociadas da Ordem. Veja que a Ordem trabalha pelo que é JUSTO e não por aquilo que possa parecer legal ou pré-estabelecido como útil.
Separemos os devaneios dos mal iniciados e veremos que os atos Maçônicos são sempre nobres e resolutíveis.
A maioria das pessoas não sabem, a exemplo, que foi numa Loja Maçônica que se deram todas as negociações e alinhamentos para a Independência do Brasil, Dia do Fico, Abolição da Escravatura, Proclamação da República, etc, etc.
Enquanto alguns detratores da Maçonaria a combatem com terna liberdade, mal sabem eles que a Maçonaria, pelos seus membros (irmãos), foram os grandes propagadores mundiais da Liberdade de Imprensa, Direitos Fundamentais, Direitos Humanos e muito mais.
Enquanto pela fome de quinze minutos de fama ( vide o noticiário) algumas pessoas atentam em generalizar na Maçonaria um gesto besta e leviano de meia dúzia de membros Fúteis, se esquecem da história da Ordem, por medo, ou pior, por ignorância mesmo.

Amanhã falaremos aqui sobre os Templos Maçônicos e muito mais.

Marlon Santos

4 comentários:

  1. Parabens pela maneira correta de nos esclarecer e instruir, despertando-nos para a busca e sintonia de conhecimentos da verdade. Uma vez que do meu parco entendimento, ha muito deveriamos ter sido instigado à te-lo,...sendo que o tempo "urge", e nescessitamos todos deste plano, estarmos em sintonia de igualdade em todos os sentidos, para a grande transformação a caminho da evolução, meta maior da nossa existência, graças ao grande arquiteto do universo.

    ResponderExcluir
  2. Se tratando de um assunto tão pouco falado (maçonaria)e de tamanho conhecimento por parte dos que fazem parte deste grupo, acredito que estes esclarecimentos contribua ao fim das mesquinharias.

    ResponderExcluir
  3. Que legal,falar sobre esse assunto. Pois ele não é muito comentado,mas o pouco que falam é sobre rituais, sacrifícios. E não sobre o verdadeiro sentido da maçonaria.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns seu blog esta bastante, informativo...

    ResponderExcluir