Seguidores

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Templos Maçônicos

O templo Maçônico é o local onde se realizam as reuniões entre os Maçons. Segue históricamente o modelo do templo do Rei Salomão, cujas medidas e adereços, todos, indistintamente, possuem grande valor simbólico para os membros das lojas.
Sempre confundem Templo com Loja, mas são coisas absolutamente diferentes. Enquanto o Templo é o local Sagrado para serem feitas as reuniões, as lojas são os agrupamentos de Irmãos que, identificados entre si, por várias razões e afinidades, desfrutam em conjunto todos os labores do rito Maçônico e todas as atividades pautadas pela administração da Loja. Isso quer dizer que várias Lojas podem fazer reuniões no mesmo Templo.
Atentem que por mais que se pareçam, as formas do Templo não têm absolutamente nada a se igualar com uma igreja. Por certo que a atividade Maçônica tem características religiosas, mas Maçonaria não é nem nunca foi religião e tampouco suas construções têm esse sentido.
Todo o Templo Maçônico, independente do tipo de ritual que seus usuários sejam adptos, tem em seu centro o lugar destinado a colocação do Livro Sagrado. O Livro Sagrado varia de país para país, de continente para continente. No caso do Brasil, geralmente é a Bíblia que é usada, em outros países podem ser o Alcorão, o Torá, etc. Observem que não é em vão que o Templo dispõe dessa referência, pois o respeito pelo Livro Sagrado é juramento dos Maçons iniciados.
O Templo é riquíssimo em alegorias e um tipo de livro histórico, se assim se pode dizer, pois em seu interior toda acoisa disposta tem um sentido ou significado importante, diferentemente, para cada grau de Maçon.
O termo Maçon é francês, em princípio. Quer dizer construtor, isso em razão de que a sociedade Maçônica em épocas primêvas sempre abrigou no seio de seus Templos os mais variados tipos de construtores e engenheiros. Daí que a arquitetura de quase todas as igrejas se confunde com Templos Maçônicos: os construtores eram os mesmos, naquelas épocas, e o modelo perdura faz séculos.
Buscando a perfeição construtora, os Maçons têm no templo de Salomão a obra mais bem elaborada, mais bem distribuida e melhor orientada do ponto de vista astronômico e esquemático.

Não perca parte três, domingo: Ordem Secular

3 comentários:

  1. Só o conhecimento pode trazer o esclarecimento.
    Precisamos nos desacostumar a pré-julgar, desconhecendo.

    ResponderExcluir
  2. “Templo Maçônico é a atmosfera de amor, de verdade e de justiça formada pela união de corações ávidos das mesmas esperanças, sequiosos de idênticas aspirações porque sem esse isocronismo de ação, sem essa elevação, poderá haver, quando muito, grupos de homens, nunca porém Maçonaria”.

    ResponderExcluir
  3. Mto interessante os artigos do blog.. em especial estes sobre a maçonaria e sobre a vida.... li dois dos seus livros e gostei bastante... Abraço

    ResponderExcluir