Seguidores

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Espiritismo ou Kardecismo??


É feita uma grande confusão com a doutrina e a ciência Espírita quando tratam de espiritismo Kardecista, Espiritismo alto, Espiritismo baixo, Espiritismo de Umbanda, etc, etc. Ora, Espiritismo é Espiritismo, nada mais além disso.

O codificador do Espiritismo foi Kardec, mas ele não codificou o Kardecismo, aliás, Kardecismo, se dependesse de Kardeck, com certeza não existiria, até porque, no fundo ele não existe mesmo.
Se o objetivo dos 'kardecistas' é diferenciar o Espiritismo Kardecista dos outros 'espiritismos', novamente incorrem em erro, pois o Espiritismo não tem outro, ele é ele.

Essas confusões metafóricas, ao que me parecem, são propositais. Ao que vejo, espiritualistas querem ser confundidos com espiritistas, mas uma coisa não tem parentesco com a outra. De um lado os espiritualistas que se rebuscam em estudos mais holísticos e místicos, de outro, os espiritistas que se debruçam em cima de uma ciência e doutrina que estuda a vida após a morte, a razão de ser e de estar do espírito e a organização da vida moral, social e astral desse espírito. Ou seja, o espiritista se dedica ao estudo do espiritismo propriamente dito, assuntos relacionados aos espíritos e seus mundos, já o espiritualista adentra o esoterismo sem se preocupar exclusivamente com as coisas relacionadas ao espírito e suas particularidades.

O Espiritismo foi decodificado por Kardec, quando, por meio de médiuns muito bem trabalhados e ilibados, fez centenas e centenas de entrevistas com espíritos de alto grau intelectual. Muitas dessas entrevistas foram feitas por Kardec de forma direta com os espíritos, através de reuniões onde espíritos se materializavam ou contatavam por meio de batidas ou outras atividades mediúnicas conhecidas.

Antes do advento de Kardec as atividades mediúnicas já existiam. Em verdade, o Espiritismo já existe desde a época das cavernas e o espiritualismo também. O primeiro se dava quando os primeiros humanos contatavam com os espíritos de seus ancestrais, os invocando e buscando mensagens de uma ou outra coisa, o segundo, quando as atividades esotéricas eram praticadas, como por exemplo o uso de contas e dentes de animais em colares com o pretexto de atrair essa ou aquela magia com a finalidade de algum benefício.

De vez que o Espiritismo vem se desdobrando na história de várias maneiras, médiuns também sempre existiram, e embora que uma coisa não tenha nada de ver com a outra, o Espiritismo como ciência e desabotoado do empirismo de outrora, se deve ao médiuns que facilitaram a decodificação de Kardec. Para tanto, se o espiritismo vem das elucidações medianeiras, paradoxalmente médiuns não tem que ser espíritas para serem médiuns e o Espiritismo não tem que ser composto de médiuns para seguir existindo e sendo Espiritismo.

Seguindo a rua do paradoxo, se vê muita gente com uma conduta espírita formidável sem sequer ter ouvido falar em Espiritismo, conquanto se vê muita gente dentro de Centros Espíritas que estão muito longe de serem espíritas ainda, pois suas condutas não condizem com a prática Espírita. Mas tudo bem, como dizem alguns espíritos: a lavoura e o crescimento espiritual têm a mesma característica, que se vai do começo do plantio até a colheita. Alguns estão começando a arar a terra e outros já estão colhendo. Resta dizer que o importante nisso tudo é que todos acabarão colhendo, mais cedo ou mais tarde.

Não existe Kardecismo sendo Espiritismo e, se existe Kardecismo, é uma atribuição dada a sua obra e não ao Espiritismo em si. Assim como não existe Umbanda espírita, entre outros. Umbanda é Umbanda, uma religião de características africanas, cujo fim é o bem comum.
Não confundamos as coisas, sob pena de banalizá-las.


Marlon Santos

7 comentários:

  1. Olá Marlon, tudo bem? Realmente muitas pessoas se preocupam mais com a forma do que com a essência.
    Não podemos falar de espiritismo sem Jesus, pois este foi o exemplo moral e a conduta que nos foi dada de exemplo a ser seguido, sendo que ele mesmo não levantou a bandeira de nenhuma religião, mas resumiu todo o ensinamento na seguinte frase: "Ama o teu semelhante como a ti mesmo e a Deus sobre todo as as coisas". O resto e todas as suas divisões religiosas fazem parte das "invenções" do homem.

    Grande abraço Marlon e continue publicando mensagens como esta, pois são muito esclarecedoras.

    ResponderExcluir
  2. Espiritismo. Kardec foi grande espirita mas e espiritismo

    ResponderExcluir
  3. Muito informativo o seu texto.. de verdade.. parabéns. Tem muita gente que não entende.
    Se puder de uma olhadinha depois no meu blog, e o http://espiritismoespiritoverdade.blogspot.com.br/
    abraço amigo, ate breve. voltarei mais neste site.

    ResponderExcluir
  4. Preciso dr uma operação espiritual urgente estou vom miomas no útero e meu utero tem w ser retirado pw está com 509 cm e normal é 94 e eu sou obesa morbida peso 170k e tenho tiróide .diabete. pressão e uma hernia no umbigo queria operar td e fazer uma operação bariatrica p perder peso e curar diabete. Tiróide pressão alta operar hérnia e retirar o útero w está grande e com miomas meu nome é Neiva muller tenho 52 anos nasci 20 de dezembro de 1962 moro rm pelotas rio grande do sul na rua general osorio 109a cep 96020000 sexo feminino md sjudem por favor obrigada espero respostas

    ResponderExcluir
  5. Preciso dr uma operação espiritual urgente estou vom miomas no útero e meu utero tem w ser retirado pw está com 509 cm e normal é 94 e eu sou obesa morbida peso 170k e tenho tiróide .diabete. pressão e uma hernia no umbigo queria operar td e fazer uma operação bariatrica p perder peso e curar diabete. Tiróide pressão alta operar hérnia e retirar o útero w está grande e com miomas meu nome é Neiva muller tenho 52 anos nasci 20 de dezembro de 1962 moro rm pelotas rio grande do sul na rua general osorio 109a cep 96020000 sexo feminino md sjudem por favor obrigada espero respostas pminha mãe Neiva Muller ass sua filha Jennifer email neiva-xn@hotmail obrigada

    ResponderExcluir
  6. Preciso dr uma operação espiritual urgente estou vom miomas no útero e meu utero tem w ser retirado pw está com 509 cm e normal é 94 e eu sou obesa morbida peso 170k e tenho tiróide .diabete. pressão e uma hernia no umbigo queria operar td e fazer uma operação bariatrica p perder peso e curar diabete. Tiróide pressão alta operar hérnia e retirar o útero w está grande e com miomas meu nome é Neiva muller tenho 52 anos nasci 20 de dezembro de 1962 moro rm pelotas rio grande do sul na rua general osorio 109a cep 96020000 sexo feminino md sjudem por favor obrigada espero respostas pminha mãe Neiva Muller ass sua filha Jennifer email neiva-xn@hotmail obrigada

    ResponderExcluir
  7. Preciso dr uma operação espiritual urgente estou vom miomas no útero e meu utero tem w ser retirado pw está com 509 cm e normal é 94 e eu sou obesa morbida peso 170k e tenho tiróide .diabete. pressão e uma hernia no umbigo queria operar td e fazer uma operação bariatrica p perder peso e curar diabete. Tiróide pressão alta operar hérnia e retirar o útero w está grande e com miomas meu nome é Neiva muller tenho 52 anos nasci 20 de dezembro de 1962 moro rm pelotas rio grande do sul na rua general osorio 109a cep 96020000 sexo feminino md sjudem por favor obrigada espero respostas

    ResponderExcluir