Seguidores

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Entre os Dinossauros e a Espiritualidade


Deus, ciência e religião nunca andaram separados, mas a religião tirou a ciência de Deus. Ao pregar um ultrapassado ditado que versa sobre uma absurda forma de construção do mundo, algumas religiões e religiosos não percebem o abismo que abrem entre o bom senso e a razão. Assim, destoando da lógica e do método científico, a religião não esta a provocar um chamamento para o milagre, mas, sim, espantando para sempre de suas questões o pensamento iluminado do cientista.

E como fica a cabeça das pessoas diante da afirmação de que Deus criou tudo em sete dias e a descoberta de que os dinos passaram por aqui há mais de duzentos e cinquenta milhões de anos? Por isso o religioso fica sem ciência e o cientista sem religião. A abissal distância entre um e outro desses paradoxos artificiais desmerece o sentido de ambos.

Em verdade, a Terra é um laboratório desde sua origem. Não é um Planeta onde os corpos vivos do universo habitaram com primazia, nem onde as almas enveredaram como primeira casa no cosmos. Os seres que para cá vieram, antecedendo o homem, sempre foram imbuídos de processos naturais de adaptação e desenvolvimento, cuja finalidade era preparar a genética humanóide e posteriormente humana, para a encarnação de espíritos oriundos de outros recantos do universo.

Esse processo que foi usado pela espiritualidade, tinha como objetivo plasmar nos monstrengos toda a sequência dos perfis gênicos e mutagênicos para que seres mais refinados(humanos) pudessem aqui fixar morada, sem obstaculizações inerentes e adversas. Sem contar que os lagartões é que fizeram a exitosa passagem dos corpos do mundo das águas para o mundo terreno. É exatamente por isso que se deve entender que a povoação da Terra não se embriaga nos superlativos mitológicos de um toque de Midas, pois co-criadores de grande porte universal, tal e qual o Cristo, desenvolveram o ambiente adequado para os descendentes de 'Adão'. Não fosse isso a Terra não seria habitada ou habitável por humanos.

Foi ainda com os dinossauros que os primeiros gestos de afeto e família se moldaram; que a visão se regulou; que o estômago passou a aceitar as diferentes fontes alimentares; que a luz passou a ter valor metabólico; que a pele passou a ter poros; que organizações sociais passaram a constituir valor; foi com eles que o sistema límbico se fixou com maior propriedade; também por eles que o córtex cerebral assumiu suas funções mais vitais que perduram e melhoram até hoje, etc, etc.

Na natureza nada está sem medida, nem nunca esteve. O fato é que a criação terrena se deu por processos evolutivos, e a questão de algo melhorar evoluindo não prejudica a razão desse algo ter sido criado. Quer dizer: a criação se deu pela evolução, nesse grande laboratório Divino, onde a espiritualidade atua sem trégua e sem descanso.

Marlon Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário