Seguidores

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

O Carma e o Perdão




Como já foi falado nesse Blog, no texto " O perdão apaga o erro?", o Perdão é melhor para quem lhe oferece do que para quem ele é oferecido. Assim, o perdão se configura como um tipo de bálsamo em resposta cármica para ambos os lados, mas muito mais para o lado de quem perdoa, pois aquele que é perdoado não se vê livre das mazelas de seus descréditos com o simples perdão do perdoador.

A importância de perdoar consiste justamente nisso: não dividir a carga e a responsabilidade cármica com o ofensor. É que toda a vez que o ofendido tenta repelir ou reagir contra o ofensor, fazendo justiça com as próprias mãos, ele não faz nada mais, nada menos, do que dividir a potência negativa do ato da ofensa com aquele que lhe ofendeu. Sem contar que os embaraços de uma rivalidade recíproca sempre escoam em desgastes e inutilidades que, devido a baixeza e a inferioridade da ação, corrompem os indivíduos e os tornam devedores das questões espirituais superiores.

Perdoar é importante, não só porque a mente fica tranquila portanto, mas porque quando se trata de consequências cármicas, é bom que o lamaçal fique com o praticante da ofensa e da coisa espúria.

Muitas pessoas não conseguem agir com a finalidade de não participarem das querelas cármicas em razão da raiva, da ira ou do orgulho (todos pecados capitais, por isso mesmo). Melancolicamente, devido aos impulsos mundanos, não percebem que, ao revidar uma ação horrenda e fútil, estão vibrando da mesma maneira que o agressor e, o pior: dividindo com ele as consequências cármicas que podiam ter ficado somente com ele.

Quando, há mais de dois mil anos, o Mestre falava no famoso sermão da montanha que "toda a vez que alguém te bate numa face você deve lhe oferecer a outra", mas Ele estava se referindo exatamente a isso. Ele não estava dando uma de 'sangue de barata', pois ele sabia que a retorção, nesse caso, seria prejudicial para o ofendido.

Assim, o perdão evita a divisão e a reciprocidade cármica entre os seres.

Marlon Santos

3 comentários:

  1. Marlon, bom dia! No meu caso, uma médica fez o grande favor de me fazer acreditar que quem errou comigo foi porque tinha uma limitação na saúde mental. Me ajudou muito ver a pessoa como doente e não como ,,,má, digamos assim. Tem tido um efeito semelhante quando te ouço dizendo ou escrevendo que quando as pessoas erram é por ignorância.
    Um abraço. Elieti.

    ResponderExcluir
  2. Puxa, Marlon...
    ...que legal você tornou esse Blog!!!

    Parabéns pela criatividade e inovações!
    E ainda ilumina nossos olhos com belíssimas jóias, com pedras de todas as cores e energias!

    Obrigada pelo carinho e especialidade com que nos trata, teus amigos-leitores!!! Já não se pode ficar um dia sem dar uma olhadinha aqui!

    Gostamos muito de você!
    Beijões!!!
    Cacá

    ResponderExcluir
  3. É verdade, perdoar é sempre o melhor caminho,mas como é difícil dominar os sentimentos negativos.
    Adorei os textos, Muito Obrigada!

    ResponderExcluir