Seguidores

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Anjo da Guarda existe?


Se você pensar em espíritos solidários e fraternos que nos reparam em certas ocasiões e, caso queira, denomine-os anjos da guarda, tudo bem, mas não pode apostar na existência apocalíptica de um ser alado e perfeito que, a mando de Deus, ficará acorrentado a ti até o fim da vida para auxiliá-lo: tire o cavalo da chuva. Ninguém estaria tão sujeito a uma penalidade dessas, se desprendendo aos horrores e a assistir diariamente os reveses da vida de outra pessoa e, por outro lado, incumbido de ajeitar as melhores coisas para o seu 'protegido', o que seria incorreto do ponto de vista evolutivo da pessoa encarnada, e injusto para com o 'anjo', o ser desencarnado que, por ser muito evoluído, não precisaria de tal missão.

Não haveria lógica na natureza evolutiva das criaturas e no objetivo divino, desvendar problemas e ajeitar as coisas para as pessoas de mão beijada, ou ampará-las minuciosamente, sob pena de tirar delas a condição do aprendizado, que se dá através da soma do esforço, dos erros e dos acertos. Conquanto se possa deduzir que tendo um anjo por perto, seguramente, estaríamos 'teleguiados' ou 'guiados' para fazer uma ou outra coisa, desde que conviesse para o 'protegido' do anjo. Assim não é, pois embora não estejamos no mundo a revelia da espiritualidade, seria o maior descaso o Paior viver teleguiando seus filhos, sob pena de subtrair-lhes o desenvolvimento da responsabilidade, da moral e da razão, o que seria antagônico aos propósitos Celestiais.

A solidariedade e a fraternidade é objeto de consumo e uso habituais dos espíritos e são, de igual forma, promovedoras dos avanços sociais aqui na Terra, então, neste quadrante, se pode esperar o auxílio da espiritualidade sempre. O que não se pode é fazer apologia a pregação de um deus burro que, ignóbil e populista, fizesse do ser humano uma marionete, e que gerasse monstrinhos quando satisfizesse a resolução de conflitos e problemas gerados por estes.

O ser humano faz parte de um complexo criativo e Divino, cujos princípios se norteiam na busca da evolução constante, e cujos alicerces se sustentam na simbiose do aprendizado pela fé e pelo esforço pessoal.

Assim, não espere ter um anjo a sua disposição o tempo todo, pois isso não existe e não é possível. No entanto, não adentre a mediocridade pensando que vives por aqui desprovido e desgarrado dos céus, pois as criaturas que habitam os firmamentos sabem o que é preciso para a nossa evolução, mas ao mesmo tempo sabem que somos apenas bebês na abrangência de tal palavra.


Marlon Santos

Um comentário: