Seguidores

domingo, 14 de novembro de 2010

Fazer Promessas! Isso dá certo?




A promessa tem valor exclusivamente pessoal e está restrita a um tipo de 'auto acordo' feito pela pessoa consigo mesma. Ninguém consegue amarrar, as suas próprias expensas, um espírito evoluído em um tipo de aposta terrena com finalidade de locupretação.






A promessa pode ser feita na melhor de todas as intenções, mas não é a atividade do devotado que faz ela acontecer e, sim, a condição de labuta do devoto. O fato é que nenhum uma entidade evoluída ficará sujeita a ter que desempenhar uma função para poder contrair a fé ou os sentimentos desse ou daquele fiel que, aliás, pelo fato, só se tornará fiel caso o objeto do pedido seja atendido, ora.






Considerando, no entanto, que muita coisa é resolvida com esse artifício, é preciso lembrar que as coisas que provém desse tipo de processo deixa a consciência da pessoa em dívida, o que demanda cuidado, pois a consciência furta a ação da pessoa e dramas associados sobrevém a tal condição. Um tipo de jogo em que o jogador se compromete expontaneamente, a dívida da promessa tem endereço certo: a mente da criatura que a fez. Desse jeito, não há de se pensar que um espírito de um Santo ou qualquer entidade que seja, tem comprometimento em resolver um dramalhão de alguém e, caso resolvido, que esse alguém venha a ter comprometimento com tais entidades. Claro que não, o comprometimento é pessoal e é bom que seja atendido, pois do contrário a pessoa se torna falsa com ela mesma e para com ela mesma irresponsável. Quer dizer, o problema de pagar uma promessa é um problema que foi contraído de maneira pessoal e os espíritos do Além nada têm há ver com isso.






Orai e vigiai, dizia o Cristo. Ficar vigilante é ter cuidado em atender compromissos. Também dizia o mestre: "quando quiserdes falar com o Pai que está nas alturas, não faça que nem os hipócritas que gritam e repetem palavras do alto do púlpito da sinagoga como se o Pai fosse surdo. Ao invés disso, vá para dentro de teu lar, chegue em teu leito, ajoelhe-se e reze da seguinte maneira: 'Pai Nosso que estais nos céus, santificado seja o Teu nome...' "



Juro que nunca entendi o contrário disso...






Marlon Santos

Um comentário:

  1. Legal a escolha do tema, tudo é questão de Crença. "Dai paciência" ao Santo que é envolvido em dívida, para que você atinja as suas metas.

    ResponderExcluir