Seguidores

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Qual o efeito da oração?



A oração é a fórmula sublime que a criatura tem de entrar em contato íntimo com seu Criador, respondendo a um misterioso desejo de aproximação com o Divino, palavras que saem dos recantos mais profundos da mente humana carregadas de ânimo e determinação fazem do ato de orar o momento de maior humildade que uma pessoa vive.


A oração propriamente dita não pode ser comparada com aquele monte de palavras vociferadas a esmo e de maneira automática pelas criaturas desassistidas de bom senso. Orar é diferente: é interagir com a essência criadora da alma e do UNIVERSO. Orar é dedicar uma contemplação toda especial a Deus, não no sentido de temê-lo, mas de render-lhe culto altivo pelo dom de viver.


A oração sem ação não tem efeito prático e Deus não toma partido pelo que mais reza em detrimento daquele que menos reza, pois, se assim fosse, Deus seria um Ser parcial e injusto, afinal todos são filhos dele, independente de reza.


Então para que orar? Ora, como falado acima, é uma forma inteligente e sublime de render culto Àquele que é o Grande Arquiteto do Universo. E, na melhor das hipóteses, pode ser reservado ao sagrado ato do trabalho a mais grandiosa de todas as orações. É o que se chama de orar com ação.


Jesus já criticava aqueles que subiam no púlpito e da maneira mais demagógica possível bradavam palavrórios infindáveis e aos gritos em forma de orações, numa intenção de pensar que só podia ser surdo e burro, de modo que tinham que falar alto e repetidas vezes.


Por fim, o repetéco massante e tolo nas orações só certificam a falta de conhecimento religioso da pessoa, principalmente dos santos evangelhos.


De outro ponto de vista, o que é muito notado pela espiritualidade superior é a condição humana do que reza, e não do que é falado na reza.


MARLON SANTOS


4 comentários:

  1. Oi, Marlon, posso antecipar esse tema? "A oração sem ação, não produz efeito." Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Gostei do tema sobre a oração!
    Eu sempre aprendi que a fé move montanha, cura enfermos "desenganados" pela a medicina dos homens, 1 oração feita com fé... Jesus disse: Pedi e recebereis.
    Mas tem que ser 1 oração de coração puro,limpo , caridoso e sem hipocrisias, não precisa ser aquelas enfeitadas,ditas por palavras que poderão ser perdidas mas pelo silêncio coração.

    ResponderExcluir
  3. A oração é uma forma genérica de como nos comunicamos com Deus, tem um significado cósmico muito além das concepções sobre a importância do seu Ritual.
    Que o G.'. A.'. D.'. U.'. Ilumine sempre seu caminho...

    ResponderExcluir
  4. Sim, então eu estava certa quando disse, que a oração sem ação não produz efeito. A oração é um diálogo ímtimo com Deus, Ele, Deus, conhece o coração do homem, sua miséria interior. Quando oro, desligo-me do mundo exterior, abro o meu coração, meu espírito, minha alma...entrego todo o meu ser a Deus. No silêncio, consigo escutar Deus. A oração deve ser feita com humildade, muita humildade, sem gritos, sem muito blá, blá, blá. Deus escuta a minha alma e não a minha voz...Obrigada, querido irmão, Marlon! Obrigada por não ter exluído a minha mensagem anterior, pois sou nova por aqui. Achei muito edificante este tema. Deus lhe abençoe, Sempre. Abraço fraterno.

    ResponderExcluir