Seguidores

quinta-feira, 17 de março de 2011

A Bíblia e a Reencarnação


São vários os textos que podem dar conta do enunciado, mas estes que aqui trago são de fácil entendimento. É o que segue:

"A REENCARNAÇÃO NA BÍBLIA



Entre os judeus, a crença da reencarnação era geral. Textos do Velho Testamento e do


Evangelho de Jesus aludem à reencarnação com o nome de ressurreição.


A primeira passagem em que Jesus admitiu o renascimento em outro corpo ocorreu


quando revelou, a dois enviados de João Batista, que este era “o Elias que havia de vir”, ou seja,


a reencarnação de Elias. Com isso, Jesus confirmou explicitamente o retorno do espírito a um


novo corpo de carne, que nada tem a ver com o anterior, confirmando assim as profecias


registradas no Velho Testamento acerca do retorno de Elias, como seu precursor. É importante


esclarecer que a última profecia a esse respeito encontra-se no versículo 5, capitulo 4, do Livro de


Malaquias.


A segunda vez em que Jesus nos fala de reencarnação foi no Monte Tabor, após a sua


transfiguração, estando presentes Pedro, João e Tiago. Nessa oportunidade, segundo o relato de


Marcos, Ele conversou com os espíritos de Elias e Moisés materializados.


Isso se deu quando os apóstolos, ao descerem do Monte Tabor, procuraram obter de


Jesus um esclarecimento para a seguinte dúvida: se os fariseus e os escribas, intérpretes das


escrituras, declaravam que Elias ao voltar desempenharia a missão de precursor do Messias, isto


é, desempenharia sua missão antes de Jesus e que Elias estava no mundo espiritual, logo Jesus


não seria o Messias esperado. Diante desse questionamento, o Mestre respondeu sem rodeios:


Mas digo-vos que Elias já veio, e fizeram dele quanto quiseram, como está escrito dele”.


Ao receberem essa resposta, eles deduziram que o espírito Elias havia reencarnado como


João Batista, que, em virtude de ter sido degolado, a mando de Herodes, já havia retornado à

espiritualidade. Tudo isso se confirma com o registro de Mateus sobre a conclusão a que os


apóstolos chegaram: “Então os discípulos compreenderam que Jesus tinha falado de João


Batista”.

JESUS E NICODEMUS


A terceira passagem na qual Jesus também se refere à reencarnação foi no diálogo


estabelecido com Nicodemus. Ao ser questionado pelo Doutor da Lei sobre o que seria necessário


para alcançar o “reino dos céus”, em outras palavras a perfeição espiritual, Jesus sentenciou:


Ninguém pode ver o reino de Deus se não nascer de novo”.


Diante desta resposta, diz Nicodemus: “Como pode nascer um homem já velho? Pode


tornar a entrar no ventre de sua mãe, para nascer pela segunda vez?”.

E Jesus falou, entre outros esclarecimentos, afirmando: “... Não te admires de que eu


te haja dito ser preciso que nasças de novo”.


PAULO DE TARSO E A REENCARNAÇÃO


Quanto ao fato de o apóstolo Paulo ter dito que “os homens devem morrer uma só vez,


depois do que vem o julgamento”, entendo que ele, ao expressar-se dessa forma, não


pretendeu de maneira alguma negar a reencarnação, pois é evidente que estava se referindo à


morte do corpo físico e não à da alma, pois ela, de fato, não morre nem uma vez; é claro que


ele não poderia ter dito tal absurdo, levando-se em consideração que o Apóstolo dos Gentios tinha


plena convicção da imortalidade.


JUSTIÇA DIVINA


Sob o aspecto moral, como explicar os mecanismos da Justiça Divina sem a

reencarnação, ante tão gritantes diferenças sociais, físicas e intelectuais facilmente perceptíveis


entre as criaturas, filhas do mesmo Pai Celestial? Eis porque aqueles que hoje levam a miséria a


muitos dos seus irmãos em humanidade, voltarão à Terra em condições de extrema pobreza.


Aqueles que tiraram a vida de seus semelhantes reencarnarão amanhã, exibindo as chagas da


lepra ou experimentando as dores do câncer. É o funcionamento da lei de causa e efeito, ou


melhor, é a aplicação do “a cada um será dado segundo as suas próprias obras”.


Enfim, com a reencarnação tenho a certeza de que depois da morte continuaremos a


viver, e retornaremos a um novo corpo físico tantas vezes sejam necessárias, até que, pelos


degraus abençoados da evolução, atinjamos a perfeição espiritual."


Marlon Santos


Alguns caracteres com fotos são adquiridos da web

3 comentários:

  1. Ola Marlon, tudo bem estive ai em cachoerinha com a escursão da xanda e adorei e com certesa dia 08 estarei ai novamente ...tenho depresão e não consigo ter paz em lugar nem um eu sei tamb q tenho um espirito q me atormenta de pomagira e já não aguento mais sofrer e não ser feliz pareçe q quando tudo ta bem , muda da noite pro dia e volta todo o sofrimento novamente ......presiso da sua ajuda...Att Dejanira.

    ResponderExcluir
  2. Marlon, Bom dia.

    Muito bom e esclarecedor.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Marlon!

    Interessante este apanhado de registros bíblicos que nos passaste, mesmo que continuem, para mim, perguntas tipo: por qual motivo nosso Planejador/Criador nos fez com o livre arbítrio em vez de, desde o princípio, já nos fazer espertos o suficiente para termos “nascido” evoluídos o suficiente para sermos deuses (somos filhos de Deus) sem sofrimento anterior, durante o aprendizado/aperfeiçoamento, tanto para nós quando para nossos semelhantes ...
    É no mínimo intrigante saber que historicamente povos acreditam que existe este processo e tenhamos tanta dificuldade para seguir as regras de evolução(realizar boas obras, fazer aos outros o que desejamos que seja feito a nós,...)

    Um abração,
    Elieti

    ResponderExcluir