Seguidores

terça-feira, 29 de março de 2011

Experiência de Quase Morte


Intrigante, esse assunto há tempos vem causando furor na ciência e no meio religioso. Na verdade é um artifício usado pela espiritualidade para certificar os mais céticos sobre as coisas relativas a vida fora do corpo carnal.

São inúmeros os apontamentos sobre o tema, assim, trago à apreciação dos leitores algumas conclusões científicas e históricas relacionadas as Experiências de Quase Morte, tipificadas, também, como experiência extracorpórea, autoscopia, etc.


'O termo experiência de quase-morte (EQM) refere-se a um conjunto de sensações frequentemente associadas a situações de morte iminente por hipóxia cerebral geralmente derivadas de paradas cardiorrespiratórias, sendo as mais divulgadas o efeito túnel e a «experiência fora-do-corpo» (EFC ou OOBE, também denominada autoscopia).


Apesar de frequentemente associadas a uma experiência mística, estas sensações tendem a ser explicadas pela comunidade científica como uma resposta secundária fisiológica do cérebro à hipóxia. Em alguns casos a morte clínica do paciente chegou a ser atestada pelos médicos, mas em nenhum deles houve a confirmação de morte cerebral. No entanto, durante o procedimento de ressuscitação a equipe médica raramente consegue manter registros sobre as funções cerebrais, pois a emergência exige atenção total ao sistema cardiopulmonar. Por isso, há relatos de situações nas quais o sinal do ECG indica que o cérebro chegou a ficar sem atividade.


''Projeção da consciência, experiência fora-do-corpo (EFC), experiência extracorporal, desdobramento, projeção astral ou viagem astral são termos usados alternativamente para designar as experiências fora-do-corpo (do inglês, out-of-body experience – OBE ou OOBE) ou estados alterados de consciência, que podem ser supostamente realizadas por qualquer pessoa, por meio do sono, via meditação profunda, técnicas de relaxamento, ou involuntáriamente, durante episódios de paralisia do sono, trauma, variações abruptas da atividade emocional e estresse, Experiência de quase-morte, deprivação sensorial, estimulação elétrica do giro angular direito do cérebro, estimulação eletromagnética, experiências de ilusão de óptica controladas, e através de efeitos neurofisiológicos por indução química de substâncias comumente descritas como drogas. Exemplos de tais substancias correlacionadas com a fenomenologia das experiências extra-corpóreas são o Cloridrato de cetamina, a Galantamina, a Metanfetamina, o Dextrometorfano, a Fenilciclidina e a Dimetiltriptamina (presente na bebida ritualística Ayahuasca).''


''Na Bíblia, é possível encontrar passagens que poderiam ser interpretadas como saídas do corpo:




  • Eclesiastes, Capítulo 12 versículo 6 a 7.



  • Coríntios I, Capítulo 15 versículo 35 a 44.



  • II Coríntios, Capítulo 12 versículo 2 a 4.



  • Ezequiel Capítulo 3 versículo 12 a 14.



  • Apocalipse de João, Capítulo 1 versículo 10.



  • Reis 2, capítulo 6 versículo 8 a 12 As experiências fora do corpo receberam diversas denominações ao longo das últimas décadas:




Estela com o nome de Kaa'




  • 'Keshara: Termo sânscrito empregado pelos hindus;



  • Delog: Termo empregado pelos tibetanos;



  • Desdobramento: Termo oriundo do espiritismo;



  • Viagem astral: Termo criado pelo pesquisador americano Robert Crookal;



  • Arrebatamento: Termo empregado em igrejas protestantes;



  • Projeção da Consciência: Termo técnico usado por pesquisadores e



  • OBE: Out-of-Body Experience, termo da língua inglesa.''


''Ao longo da história, pessoas individualmente ou em grupos, de uma forma ou de outra, vivenciaram estados alterados de consciência. No antigo Egito, por exemplo, acreditava-se que, após a morte do corpo físico, o espírito, livre do corpo, continuava a existir. O espírito livre (ba) era representado na forma de uma ave Jaburu sobrevoando o corpo que morreu.''


Essas considerações dão conta de um apanhado que, embora em termos científicos, são empíricos e insuficientes para toda uma gama de entendimentos necessários. A fundo, como falado no começo do artigo, a espiritualidade usa esses artifícios para estimular o entendimento humano sobre a consciência do espírito no pós morte. Tentam, por esse mecanismo, demonstrar às mentes mais cartezianas os valores espirituais intrínsecos da alma humana.


A Experiência de Quase Morte é trabalhada e proposta com esse intuito e a forma com que acontece, seja por trauma ou indução, vem dando satisfação sobre a superioridade do espirito em relação ao corpo carnal.


Marlon Santos

4 comentários:

  1. Estou me recuperando de uma mastectomia da mama direita, e também retirei nódulos da mama esquerda, que estão em análise, eu fiz vários pedidos de atendimento a distância e tenho certeza de que fui ouvida e agraciada com ajuda de vocês, então além de agradecer eu peço para orar junto com vocês, pois a minha caminhada está apenas no início, eu quero pedir força, coragem, saúde sei que sou um espiríto em busca da perfeição e sujeita a muitas quedas, eu peço que não me abandonem em hora tão triste de minha vida, abraços fraternos Ines.

    ResponderExcluir
  2. Estaremos sempre a tua disposição, amiga!! Não faça o jogo da doença, faça o jogo da razão, só isso! O resto a natureza faz, pois o ser humano não nasceu para morrer de doença...

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pelo carinho, é sempre bom poder contar com pessoas como você, que possam nos orientar e nos iluminar em nossa passagem pela vida, um abraço fraterno Ines.

    ResponderExcluir
  4. Boa Tarde Marlon, peço oração a minha sogra Irene Lopez de Souza que faleceu dia 31.03.
    Voce foi ate a casa dela,ela gostou muito de voce.A saudade é grande, mas somos espiritas e ela esta muito bem agora.
    Obrigada por tudo.
    Abraços
    Melissa

    ResponderExcluir