Seguidores

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Chegou meu Livro: 'O Perdão Apaga o Erro?'





Trecho do livro que, deduzo, te fará entender parte do conteúdo. Me inspirei, principalmente no fato de que sempre tive vontade de apresentar o 'ofendido' como vilão também.




"Temos uma visão muito vaga do perdão e do que pode provocar a mágoa que gerará o perdão ou não. Na verdade coisas pueris e sem grandes significados têm marginalizado a mente e feito dela uma refém, e a pessoa, acometida e atingida por pequenas falhas de outra, acaba “magoada” e, assim, exigindo perdão. Creio não estar errada, mas tenho de convir que seja preciso alcançar o valor certo às coisas e aos fatos para que o perdão também tenha o valor esperado e a imposição correta.





"POR QUE É DIFÍCIL PERDOAR?




Somos, ainda, seres muito envoltos pela vaidade e pelo egoísmo. O ato de perdoar em nossa cultura terrena está ligado a expressão da covardia e pensamos que ele seja, também, uma expressão de fraqueza. Assim, abandonar comportamentos culturais antigos se torna difícil, pois somos criados defendendo honras que não existem ou que são subjetivas demais, atribuindo a falta de dignidade passar por cima das perturbações e, por fim, perdoar.




A pessoa que vive retrancada numa mágoa, na verdade acaba vivendo sem propósitos e sem muita clareza do que quer na vida. Então, muito mais que saber perdoar e perdoar é sair do drama em direção ao sucesso, já que a fustigação, depois de digerida, passa a ser vista como a mola propulsora de seu ânimo.



Você deve aproveitar a ‘mágoa’ para ativar seus desejos de crescimento. Pois misturando toda a confusão, somando, diminuindo, dividindo e juntando tudo outra vez, verá que se hoje a dor te faz sofrer, em seguida, e pela mesma razão, ela te fará crescer.




"A MÁGOA GERADORA DE LOUCURAS




Em muitas ocasiões, o magoado se destempera tanto que procura trapaceiros de toda a ordem para tentar repor e reconstituir o mal que lhe fizeram. Não deve ser assim, pois todo aquele que é vitimado pela ofensa deve caminhar sempre em linha reta, não obstante lhe resta a dor da traição, conseqüentemente, a procura de meios escusos só levará a pessoa ao ridículo. Se a vida já lhe apontou que aquele curso está errado, não faça do desdito uma bola de neve.




Para não fazer loucuras, faça o uso da razão. Quem lhe poderá reprimir por usar a razão? "




Eu e meu querido amigo Ciro Simoni, prefaciante do livro, Deputado, médico e Secretário de Estado




"ANTÍDOTOS CONTRA AS OFENSAS



Exercite o autodomínio, não perca o bom humor em nenhuma circunstância. São antídotos para não ser abalado com as ofensas mundanas. Geralmente a sobriedade nos atos, somado ao encanto e ao entusiasmo, empurram pra longe a ofensa pueril. Agindo assim nada o surpreende ouatemoriza.




Nunca fique intimidado ou embaraçado, agressivo ou desconfiado, pois se não ficar, isso o diferenciará e fará de você uma pessoa de características brandas e seguras. Ao exercitar o perdão com essa tutela de modos, passará a ter esse comportamento naturalmente e será muito virtuoso."




Marlon Santos

10 comentários:

  1. Bem interessanteo tema do teu livro que fala sobre o perdão, algo que não é fácil, pq a gente pode até perdoar, mas esquecer e confiar...muito dificil, pois é como 1 cristal é dificil juntar e colar os caquinhos..., principalmente se for 1 traição... Onde estarão a venda o livro? 1 abraço.

    ResponderExcluir
  2. Perdoar aos que nos inspiram indiferença, ódio e desprezo, não nos querem bem; aos que nos ferem; aos que nos causam mal, que nos ultrajam e nos perseguem é tarefa espinhosa; mas, é precisamente isso que nos torna superiores a eles; se nós os odiarmos como nos odeiam, não valeremos mais do que eles. Em contrapartida, se nos pautamos pelo bem, mostramos aos nossos inimigos e desafetos que estamos nos transformando. Por outro lado, é notório que não conseguimos atrair simpatia para a nossa pessoa em todos os círculos. No presente estágio em que a humanidade terrena se encontra, é impossível agradar a todos os que nos cercam. Como também é fato que nem todos com os quais convivemos nos agradam ou se afinam conosco. No entanto, temos que contribuir com o melhor das nossas possibilidades para o equilíbrio da existência comum, tratar a todos que nos procuram com respeito e consideração, acredito que isto nos torna pessoas virtuosas.

    ResponderExcluir
  3. gostaria de comprar seu livro,estou na australia,minha irma mora no rio de janeiro,como ela pode comprar pra mim?abracos Eliane

    ResponderExcluir
  4. Legal Marlon, o pouco que li, provavelmente deva ser um grande livro, pois você consegue expressar e explicar situações e sentimentos que considero muitas vezes confuso de entender no dia-a-dia de nossas vidas. Abraços, Cristiano Schipper.

    ResponderExcluir
  5. Marlon, meu irmão de coração, fiquei muito lisongeado pela homenagem no teu livro. Se sou um exemplo de superação como citaste, devo muitíssimo a ti, às tuas palavras, às tuas visitas, aos teus conselhos, aos atendimentos espirituais. Quando a peteca queria cair era a ti que eu e minha esposa recorríamos e sempre tive o retorno instantaneo e imediato. Te admiro e te agradeço muito. Tu faz parte de minhas orações diárias. Foi uma dádiva de Deus ter te conhecido e eu sei que não foi por acaso. Um grande abraço, meu irmão!!!
    Silvio Ricardo Marin

    ResponderExcluir
  6. Gostaria de adquirir o livro, onde encontro?

    ResponderExcluir
  7. Sílvio, querido irmão, te conhecer foi uma dádiva para minha pessoa também! Queria Dóris, o telefone da pessoa responsável pela distribiuiçao é: 51 3722 5515 (Waldir)! Abraços para todos!

    ResponderExcluir
  8. Parabéns! Mesmo não sendo praticante do espíritisto, só o fato de fazer o bem para os outros, como fez ao meu pai, já te torna digno de reconhecimento.

    ResponderExcluir
  9. Caro Marlon, como faço para adquirir este livro? Gostaria muito de lê-lo.

    Grato pela atenção!

    Fábio

    ResponderExcluir