Seguidores

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Perdão apaga o erro?


O perdão é melhor para quem o dá que para quem o recebe. A ação de perdoar é muito importante para aquele que se dispõe a conceder o perdão, de outro lado, aquele que é perdoado, na verdade, não se vê livre das mazelas criadas com a magoa que causou. Mazelas que se ligam as reações cármicas e aos dramas de consciência por parte do ofensor, daquele que cometeu o deslize, não se resolvem por ele ser perdoado.
Perdoar é uma arte e aquele que perdoa fica livre das consequências funestas da crise que desencadeou o tal perdão. Assim sendo, é claro que o verdadeiro beneficiário do perdão é aquele que perdoa, tão somente, pois o perdoado não tem seu problema resolvido com o perdão. Embora sua relação se reestabeleça com quem lhe perdoou a verdade é que a falha embota sua alma, e não é o perdão que resolve. A constrição do problema é que se faz necessária.
Se aquele que apronta pensa que suas malvadezas podem ser abolidas com o perdoar está enganado redondamente. O perdoado precisa educar seus gestos, caso contrário continuará conturbando e perturbando seus redores.
Quando Jesus nos instiga a perdoar no evangelho ele deixa bem claro que as contendas quando são levadas ao extremo geram mais e mais conflitos, contando sempre com danos morais e espirituais para os dois lados. Sabedor que o indivíduo ofendido foi fustigado pelo drama ele propõe que que o ofendido perdoe por que sabe que o drama do autor da maldade aumenta, uma vez que terá que suportar a sós as cosequências de seus atos já que não terá ninguém para praticar retorção. Considere aqui que aquele que perdoou passa, apartir dali, a não fazer mais parte do contexto da trama, pois o perdão, sincero, lhe deixa livre de qualquer ônus. Sem contar que aquele que tem categoria para perdoar um insulto é por que tem a alma envolta numa candura provincial e a mente amadurecida.
Se você não perdoa você acaba dividindo o balde cheio de podridão com aquele que lhe enlameou.
Portanto, perdoar não apaga o erro cometido nem trás sossego pra alma do autor da mágoa, mas sublima o perdoador.
Jesus também disse: deixe a lama para os porcos, nem dê pérolas pra eles...etc.

Marlon Santos
Leia também http://marlonarator.zip.net


Imagens da web

8 comentários:

  1. Uma simples desatenção de nossa parte em relação a outrem - mesmo que não intencional –pode, às vezes, gerar um desafeto.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. OS ATRITOS SERVEM PARA NÓS CRESCERMOS COMO SERES HUMANOS. NAO SOMOS PERFEITOS! JESUS CRISTO ERA.
    ERRAR É PRÓPRIO DO SER HUMANO. AGORA, PERDOAR, É ALGO DIVINO! E SÓ OS FORTES CONSEGUEM...
    ESTE É UM TEMA QUE DEVERIA SER DISCUTIDO EM TODAS AS PARTES DO MUNDO. FOSTE FELIZ NA ESCOLHA! ADOREI!! BEIJOS.

    ResponderExcluir
  4. Acredito que o "perdão é divino" e não existe entre os homens.
    Agora "desculpar" alguém, isso acredito que algumas pessoas são capazes.
    A diferença entre o perdão e a desculpa para mim é:
    - Desculpar é dar nova chance a alguém que se arrependeu do erro que cometeu, mas infelizmente sempre ao vê-lo lembrarei e mais, terei sempre medo que cometa outra coisa igual ou pior;
    - Perdoar é esquecer, é apagar de nossas mentes o mau que alguém nos causou e sequer imaginar que esse alguém um dia poderá lhe causar algum mau.
    Tenho capacidade de desculpar e me acho perto de Deus quando isso faço, mas infelizmente me sinto mais feliz, mais forte e muito mais seu filho quando admito que errei e peço desculpa. Já diz um ditado errar é humano, e se for inteligente será capaz de tirar proveito de seus erros, sofrimentos e dores e não os repetirá. Porque na verdade estamos nesta vida para aprender, crescer e evoluir, dificilmente faremos sem comete-los.
    Gostaria de perdoar, tanto que quando rezo o Pai Nosso na frase em que se diz "PERDOAI AS NOSSAS OFENSAS, ASSIM COMO NÓS PERDOAMOS A QUEM TEM NOS OFENDIDO" eu não consigo dizer dessa forma e digo:"PERDOAI AS NOSSAS OFENSAS E NOS ENSINA A PERDOAR A QUEM TEM NOS OFENDIDO".
    Esta é a minha visão sobre o assunto.
    Um abraço apertado e um beijo no coração!

    ResponderExcluir
  5. Eu acredito no perdao pois ele e possivel mas depende do estado interno do perdoador, eu consegui poerdoa meu padrasto por ter abusado de mim desde dos meus 3 anos ate a minha adolecencia, eu nao sinto nada pelo contarrio eu peço a Deus pra nao deixar ele passar pela umbral e que ele possa se arrenpender ainda em vida fisica, tbm perdoei minha mae por que ela nao acreditava em mim quando eu falava pra ela o acontecido.. e entre tantas outras coisas que agradeço a Deus por eu ter passado pois aprendi muito e se trasformei em uma pessoa muito sensivel, eu quero aprender a amar quero de verdadade aprender a amar a quem me faz o mal ou se dizem me odiar, porque pra mim mas importante que amar quem me ama e amar quem me faz mal porque eles sao os verdadeiros sofredores.

    ResponderExcluir
  6. Oi Paulinha, tudo bem?
    Pois é, você foi grandiosa, e muito, e deves continuar assim. No entanto, como está no texto, a atitude grandiosa foi a tua, jamais a dele e, por isso mesmo, o fato de você perdoar não desonera ele (o padrasto) da responsabilidade cármica que ele contraiu com o que fez. Você sim, pela grande e virtuosa atitude, está livre dos entorpecimentos podres da ação. Grande abraço

    ResponderExcluir
  7. Nossa.Tenho realmente que amadurecer minha mente.Carrego um peso enorme por sentir tanta magoa.O problema e que o ofensor tem um elo comigo e ele renova a cada dia suas ofensas.Sera que algum dia vou aprender a trabalhar isso.Vou lendo suas postagens e aprendendo a cada dia.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  8. Oi Gilma
    acho que vc tem que fazer um tratamento espiritual, por que eu fiz e deu certo. Porque tratamento: vc vai ser acompanhada de perto por uma pessoa que vai te dar a direção certa, a palavra certa, e como tomar a atitude certa. então, eu fiz deu certo, procure um cenáculo(IURD) faça um teste. depois me conta, abraços.

    ResponderExcluir