Seguidores

quarta-feira, 26 de maio de 2010

O que é Transe Mediúnico?


Vou me limitar a falar de minha experiência enquanto médium. Lembrando que a principal característica de minha mediunidade é a inconsciência e que cada mediunidade tem uma característica distinta.
O transe mediúnico é o estado mental que o médium atinge para poder oferecer passagem às ações do espírito, ou para poder captar as frequências de voz dos espíritos ou ver os espíritos. Normalmente o cérebro do médium possui uns cristais de silício dispostos entre o campo caloso e a cela túrcica (pequeno casulo de osso que abriga a glândula pineal). Esses cristais também ocorrem na região inferior da referida glândula. Os cristais são muito parecidos com o formato do grão do arroz, mas infinitamente mais pequenos, bem microscópios. São eles os responsáveis pelas recepções e emissões dos impulsos magnéticos recebidos durante a atividade medianeira.
Duas coisas influenciam para a mediunidade ser bem disposta em seu grau: o número de cristais existentes ou o alinhamento deles. Quanto maior o número maior a sensibilidade do tipo mediúnico ou, quanto mais alinhados em relação e direção ao centro hipotalâmico, de igual forma, mais sensibilidade. As células neuronais recristalizadas é que formam esses cristais, ou seja, é uma recomposição dos neurônios.
A aura da pessoa medianeira fica mais intensa em razão de que a atividade desses cristais faz fluir mais energia do que nas outras pessoas.
O transe mediúnico é semelhante a uma convulsão epiléptica. Similarmente ou não, o cérebro das pessoas que sofrem de convulsão epiléptica é parecido com o cérebro do médium. Inclusive, muito epiléptico é médium e não epiléptico e muitos que se dizem médiuns são epilépticos. De qualquer sorte, e ao pé da letra, todos somos médiuns...
É muito ruim e fatigante entrar em transe, pelo menos para mim. A incorporação mediúnica ( que em seguida abordarei por aqui), depende inicialmente do transe para acontecer. Sem o transe completo e sem a mente do médium em estado alfa para teta (níveis de consciência) é impossível haver passagem segura. Conforme a profundidade do transe até a cor dos olhos do médium mudam, sem contar a expressão de face, a voz e a estatura corporal, inclusive.
Existem agentes facilitadores de transe. Entre eles o Chá do Daime, cantos Gregorianos, Mantras, cantigas de pontos, etc. Esses dispositivos podem dar experiência de transe para algumas pessoas, pois não é preciso ter cristais em grande número no cérebro para que façam efeito. No entanto a atividade laborada durante esses tipos de transe eu não sei ao certo quais são nem a segurança da mesma.
Também têm os meios mais artificiais, burros e brutos de se entrar em transe: trago em geral (álcool), drogas, etc. Mas aí a coisa muda de figura, pois isso é flagelo e degradação.
O transe, no meu caso, é o abandono parcial do corpo para que outra entidade (não confunda com identidade) possa ter condição de laborar feitos de acordo com tratados espirituais pré estabelecidos. A entidade domina as atividades cerebrais simpáticas e fica responsável pela pressão arterial e ótica. No transe, os movimentos peristálticos do estômago ficam diminuídos e o metabolismo celular também. Existe um controle muito grande da temperatura do corpo por parte da entidade espiritual que em geral fica mais baixa que do normal e, ao que parece, a salivação fica bastante acentuada.
O transe é atividade estranha para o organismo. O corpo não gosta de entrar em transe, ele se sente surrado. É preciso haver muito desapego e desprendimento para entrar em transe, sem contar o medo natural que dá. É preciso ter uma equipe de apoio de muita confiança para auxiliar muita confiança na entidade espiritual. Caso contrário os objetivos do transe poderão não ser atendidos.
Para entrar em transe natural a respiração é a mola mestra, pois o nível de oxigênio no cérebro é que coloca os cristais de silício em funcionamento.
Um dia todos conseguirão entrar em transe. O transe em seguida passará a ser um tipo de dispositivo de preservação. Aguardem.

Médiuns de efeito físico em transe liberando ectoplasma.

Marlon Santos
imagens da web

12 comentários:

  1. Muito interessante o texto, apesar de que acredito ser o transe algo quase impossível de ser colocar em letras.É algo tão subjetivo que explicar o que realmente acontece com o corpo e a mente, é muito difícil.
    Marlon, tu podias falar sobre a "telepatia", acho um assunto muito interessante;
    Bjos e obrigada por dedicar teu tempo em esclarescimentos!

    ResponderExcluir
  2. LEIAM E APRECIEM A SABEDORIA DO MESTRE!
    NINGUÉM MELHOR DO QUE ELE PARA CONVIDAR VOCES, LEITORES,A VOAREM EM SUA SABEDORIA, DEPENDENDO, É CLARO, DAS ASAS DE CADA UM DE VÓS.
    DISPENSA COMENTÁRIOS!
    EXCELENTE!!!! BEIJOS.

    ResponderExcluir
  3. Olá Melânia e Clébia, fico lizonjado: obrigado. Em seguida falarei,sim, sobre telepatia. Podem deixar sugestões que sempre acatarei.

    ResponderExcluir
  4. Oi querido Marlon!
    Muito obrigado à você e a Deus por ser esse ser humano especial e corajoso.Sei que está sempre buscando conhecimentos e dividindo com os demais.
    Um beijo no seu coração...

    ResponderExcluir
  5. Nossas vivências podem se tornar valiosas oportunidades de crescimento a serem empregadas em nossa vida. O Espiritismo, no seu tríplice aspecto, ciência , filosofia , religião, tem muito a ofertar a todos aqueles que, destituídos de quaisquer preconceitos, queiram alicerçar o entendimento sobre a tão fascinante ocorrência...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim,Claudinha, lembro estudo do Livro dos Médiuns de Allan Kardec. Estudemos também Livro dos Espíritos e o Evangelho Segundo o Espiritismo.Obrigado pela Oportunidade!

      Excluir
    2. Sim,Claudinha, lembro estudo do Livro dos Médiuns de Allan Kardec. Estudemos também Livro dos Espíritos e o Evangelho Segundo o Espiritismo.Obrigado pela Oportunidade!

      Excluir
  6. Boa noite , hoje me ocorreu na academia , estava em uma máquina e vi um ferro em cima da máquina ,sabia que não tinha como cai mais continuei com o exercício tevi uma hora que vi nada apenas senti dor na mão, e o dono da academia correu para vê o que ocorreu ,vi o ferro no chão mas não vi nada ,, estou assustada .

    ResponderExcluir
  7. Boa noite , hoje me ocorreu na academia , estava em uma máquina e vi um ferro em cima da máquina ,sabia que não tinha como cai mais continuei com o exercício tevi uma hora que vi nada apenas senti dor na mão, e o dono da academia correu para vê o que ocorreu ,vi o ferro no chão mas não vi nada ,, estou assustada .

    ResponderExcluir
  8. Caro Marlon, bom dia! Não sou frequentador de centro de Umbanda e Candomblé, porém, descobri que sou médium pois sou palestrante e os primeiros sinais de mediunidade foram sotaques que não me pertencem, sotaques regionais e estrangeiros sem contar a audácia e a propriedade com que argumento. Passada esta fase agora meus olhos mudam de cor enquanto estou no ônibus, no trabalho, com amigos etc. Quando isso acontece sei que estou consciente e tenho controle de minhas ações mas noto que as pessoas se assustam com a transformação, e durante este fato vejo e ouço espíritos de pessoas que já morreram e entidades tanto boas quanto "más" o que não me assusta pois tanto umas quanto outras conhecem minhas intenções. Sou cantor e isso se agrava enquanto canto e danço, fico corajoso e percebo que incorporo entidades diferentes pela minha voz e movimentos das minhas mão e do meu corpo, oras até mesmo proferindo golpes de lutas e artes marciais. Quando me emociono durante esses "transes" percebo a presença de uma entidade que se apresenta a mim como Iansã e quando estou com ela tudo ao meu redor se transforma vejo espíritos de crianças, jovens, adultos e entidades que se apresentam a mim como Eres. Acontecem coisas incríveis como surgimento de insetos voadores perigosos, pombos entre outros pássaros, também quadrupedes como gatos, cachorros e cavalos fazem gesto de reverencia a mim quando estou nas ruas e crianças conversam comigo, com tamanha intimidade como se me conhecessem, chego a pensar que guias que me acompanham conversam comigo o tempo todo através das pessoas que estão próximas a mim, elas "apagam" e passam a falar comigo assuntos que somente dizem respeito a mim muitas vezes, não tem como eu negar que estão tomadas por entidades que me acompanham...
    Qual o seu parecer a respeito destas situações todas as quais relato aqui e das quais afirmo ser verdade e dou fé? Eder.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Unknown bom Dia! Vc pelo descreve, é capaz de agir na mediunidade inteligente e também aquela de efeitos físicos; mas tais fenômenos segundo Kardec Livro dos Médiuns,não estão sujeitos ao desejo do médium, pois pertencem à vontade dos espíritos;em obras do espírito André Luiz o estudante entenderá melhor o mecanismo mediúnico e sobretudo a valor da moralidade cristã para o bom uso da mediunidade.Por isso, sugiro ke Vc seja vigilante quanto o ambiente real e sobretudo o virtual da INternet no \estudo e na divulgação de sua respeitável experiência.Seja Feliz!

      Excluir
  9. Bom dia, muito prazer meu nome é Reynaldo iniciando há quase um ano na corrente da umbanda, ontem senti uma energia muito forte no terreiro, meus olhos pareciam que iriam explodir para fora do rosto e o tempo todo eu fiquei com os olhos fechados, ontem foi dia de desenvolvimento e no termino quando abri os olhos as pessoas e minha irmã de sangue que também fãs parte da mesma corrente me falaram que meus olhos tinha mudado de cor, do castanho escuro para o cinza. Agora fico pensando, será que isso ocorreu devido a energia diferente que senti ontem? Axé a todos e muita paz 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir