Seguidores

quinta-feira, 13 de maio de 2010

O que é Banda Runas


O projeto Banda Runas está completando mais de seis anos. Inicialmente eram outros componentes. Restam da primeira agremiação eu, Marlon e o baixista, Edson. Fizeram parte da Banda ilustres amigos dos quais temos todos ótimas lembranças e saudades. Foram eles: João Schneider, Cléber Cardoso, Orlando Rosas (Peruano) e Alfredo Chamorro (Chileno), amigos do coração que guardaremos sempre em nossas lembranças.
Toda atividade da Banda Runas está ligada intimamente a causas ambientais (fauna e flora), embora o repertório seja exclusivamente romântico e latino, sem grandes manifestações musicais relacionadas a causa.
O cd "Sin te ver" retrata na capa a foto dos integrantes da Banda usando óculos escuros, numa alusão aos infortúnios e as angustias causadas pelo amor quando ele não é correspondido ou complicado, restando aos olhos muitas lágrimas e as marcas das fustigações com sinais vermelhos, que, com as lentes, são disfarçados. Os chapéus pretos, que nos shows todos usam, dá os ares da latinidade do grupo, somado a circunstância de que, "Sin Te Ver", mudamos de atitude.
O uso da língua espanhola não é uma novidade no mundo artístico, claro que a maioria dos artistas fazem composições em espanhol das músicas que já gravaram em português, no nosso caso se assemelha muito ao Grupo Gipsy Kings, de renome internacional, que são de origem francesa e só cantam em espanhol. A escolha se fundamentou, no entanto, muito mais pela beleza da língua e sua extrema sensualidade, ao passo que todos, de um jeito ou de outro entendem o espanhol, aqui ou lá, em qualquer país.
Na Banda Runas somos todos muito românticos e todos temos uma história do coração para contar. Tem sido uma experiência religiosa as atividades musicais da banda para todos os cinco componentes, principalmente em razão de que as músicas todas foram feitas com sentimento profundo: nossa alma está disposta nas canções.
Os integrantes são pessoas normais dotadas de talento e boa vontade. O baixista, Edson, é bancário; o guitarrista/vocalista, Ari, é radialista; o tecladista, Jorge, é funcionário público; o baterista, João, é pedreiro e eu, que lhes escrevo, vocalista, empresário , escritor e político. Todos são compositores, mas Jorge tem acostado grandes obras ao album.
O nome Runas é muito amplo e essa amplitude é que diz respeito ao nome. São homens e seus espectros. Pedras enigmáticas que guardam segredos dos antigos índios dos Andes, povos que reverenciamos e guardamos em nosso coração. Povos que foram destruídos culturalmente por um povo oriundo de outras plagas. Do que lhes restou de bom, somente a língua espanhola que acabaram aprendendo e que, por ela, chegaram até nós, de modo entendível, tudo o que sabemos daquela gente especial e mística.
As primeiras músicas da Banda Runas juntadas em um único cd você poderá curtir em breve. Já estão, algumas, a disposição no www.myspace.com/runas2010.
Pretendemos fazer o lançamento do cd dia vinte e seis de Junho de 2010, mas não está confirmado ainda, restam alguns detalhes técnicos para darmos conta.
Esperamos que ao ouvir as músicas um sentimento de cumplicidade e amor tome conta de seu coração; Que apartir dali você seja mais e mais romântico e feliz; Que sua fé e sentimento encontre a guarida tão esperada; Que as músicas te inspirem a passar por cima de coisas que trazem nebulosidade para tua relação; Que teus sentimentos de amor sejam multiplicados para todos os que estão na tua volta e passem em teu caminho; Rogamos que ao ouvi-las se de conta que para ser feliz não é preciso toda a vida, mas sim um momentinho dela, desde que seja maravilhoso; Que entenda que amar é uma música e que música você não prende, não aprisiona; Que entenda que, assim como a música fala contigo mesmo em língua que você não compreende, que você pode falar de amor só com gestos e atitudes; Que não é a língua da canção que traz o sentido dela, mas o sentimento com que ela é feita, tocada e ouvida; Enfim, que possamos com essas músicas de paixões te colocar novamente no clima do amor e, caso já o tenha, que experimente o transe do amar sublimado, não só com nossas músicas, mas com todas aquelas que inspiram as grandes histórias do coração.
Para nós da Banda Runas, o entardecer, por mais desolador que seja, sempre será mais romântico...
"Estoy viviendo um drama..."

Marlon Santos

7 comentários:

  1. A música é a arte de produzir sons e acordes combinar todos os elementos da criação de instrumentos de som; ritmos, sons, toques, timbres, organizações de série, melodias, harmonias, etc. No seu sentido mais primitivo. É a arte de produzir sons que combinem de forma tão agradável ao ouvido, que suas modulações agitem a alma.Em todas as civilizações, a música assume um papel importante nos eventos mais relevantes, sociais ou pessoais, onde tem um papel de mediador entre o diferenciado (material) e o indiferenciado (a vontade pura), ou entre o intelectual e espiritual. Por conseguinte, assume especial importância, além de sua capacidade de promover as emoções.A música representa o equilíbrio e ordem, é uma linguagem universal, representa uma das sete artes liberais, simbolizando a harmonia do mundo. Através da beleza dos sons e da harmonia dos ritmos chegarem à sabedoria do silêncio.
    Marlon este artigo foi o mais lindo de todos, amo todos vocês, um beijo de Luz no coração de cada um , meu cd não esqueçam.

    ResponderExcluir
  2. Banda Runas...

    "Pensar que todo era un sueño"

    E nesse sonho, poderemos sentir a alma de vocês, materializada em forma de canções. E que jeito melhor de sintonia, de entendimento, de magia... se não através da música.

    "La vida tiene mucho mistérios
    Y mil secretos
    Sólo el tiempo puede revelar
    Cada minuto sin te ver
    No puedo vivir.
    Sin poder tocarte"

    Falar de AMOR em suas múltiplas faces é sempre um bálsamo, porque assim como ele, por vezes, nos machuca ou angustia, sempre traz um final feliz... renova nossas forças vitais, anima nossa poesia e nos torna mais humanos.

    "Mi corazón aún te ama
    Estoy viviendo un drama
    Sin verte aquí
    Muriendo de soledad, mí felicidad
    É s ver de nuevo.
    A mì yo quiero tanto, como la primera vez."

    Ouvir as belas canções da Runas nos fará certamente pensar, lembrar o amor..., nos alimentará de amor, e nos fará ter esperanças nele... renová-lo, alimentá-lo ou simplesmente esperar que chegue...
    E quando estivermos cantando suas músicas, e se porventura chorarmos..., é porque que NESSE MOMENTINHO MARAVILHOSO, o amor, a felicidade, a paz e a liberdade já terão irremediavelmente tomado conta da gente... e então não há mais jeito... estaremos todos enamorados pela BANDA RUNAS!

    Deus seja presença constante na trajetória de vocês!
    PARABÉNS!!!

    ResponderExcluir
  3. Das declarações implícitas de amores vividos
    Dos protestos carregados de angustias pelos amores não correspondidos
    A música é a harmonia dos sentimentos extremos
    Espalha ao vento
    As palavras que não se permitem na hora certa
    Correto é o instante
    Em que a inspiração bate à porta de cinco almas
    E hospeda-se
    Pelas mãos
    E pela voz
    Fazendo gerar o som
    Da magia chamada vida
    na construção das canções

    Gracias por la felicidad
    Gracias por la oportunidad de compartir este momento

    Buena suerte a usted!

    ResponderExcluir
  4. É bem verdade:"Que entenda que amar é uma música, e que música você não prende,não aprisiona."
    Parabéns a todos os componentes da Banda. Que Deus ilumine vocês para que transmitem ao povo alegria através da música(tbm amo música)!
    Beijo com carinho!

    ResponderExcluir
  5. Oooo projeto bem elaborado! "A forma que ela é feita, tocada e ouvida" mexe com a sensibilidade humana. A voz representada a través da língua espanhola em conjunto com os demais equipamentos musicais traz um efeito perceptivo emocional. As vocalizações revelam energias, sentimentos, pensamentos que se desenvolvem a partir de tal estado de espírito. Desejo Sucesso a todos!!

    ResponderExcluir
  6. A música...É a forma mais bonita de expressar o que há em vida. Ela vive no coracao de todas as pessoas, na voz do cantor,no som dos ventos, nas ondas do mar,no canto dos pássaros...E nas melodias da BANDA RUNAS.
    SUCESSO E PARABÉNS PELAS BELÍSSIMAS MÚSICAS!

    ResponderExcluir
  7. La música ... Es la manera más bella de expresar lo que hay en la vida. Ella vive en los corazones de todas las personas, la voz del cantante, el sonido del viento, las olas del mar, el canto de los pájaros ... y las melodías BANDA RUNAS.
    FELICITACIONES PARA EL ÉXITO Y hermosa música!

    ResponderExcluir