Seguidores

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Coisas intrigantes- Origem dos Rituais de Sangue


Os rituais que envolvem sangue e sacrifícios são muito antigos e remontam a idade das cavernas. O homem primitivo associava o sangue à contenção da ira. O fato de que a caça que abatia terminava com sua fome seria a ligação para que pensasse que ao oferecer uma caça aos deuses acalmaria, de igual sorte, com a fúria deles.
O homem primitivo sempre imaginou que Deus tinha as mesmas nessecidades suas, assim, por que ficava irritado quando seu estômago roncava de fome, pensava tranquilizar o Senhor das alturas da mesma maneira. Sem contar que ao dar de comer para Deus ele pensava ficar mais íntimo Dele.
Rituais "sagrados de sangue", como absurdamente são chamados, são feitos atualmente sem sequer as pessoas saberem suas motivações. Quando não bastam parecer malvados por essas estultíces, as pessoas que praticam isso não se apercebem da ingênua primitividade da coisa.
Se hoje não precisamos furar o pescoço de uma caça com os dentes para nos alimentarmos e alimentarmos nossa família, no passado isso era uma constante, o que não distanciou geneticamente o corpo físico humano de suas origens. Dessa maneira, um traço genético bem animalesco ainda, faz com que a maioria das pessoas, ao passarem por acidente na beira de uma estrada, parem para olhar as fatalidades sangrentas. E isso não acontece porque as pessoas são curiosas ou más, só estão obedecendo o impulso de um traço genético primitivo. É biológico. É saber da possibilidade de ver sangue. Sangue significa morte, morte significa carne. Macabro, não? É. Mas é isso que provoca os rituais de sangue, bem mais populares que se imagina. E o interessante é saber que pouco tem a ver com pedidos de espíritos ruins, tem a ver, isto sim, com o remoto passado de nossos ancestrais.
A Bíblia dá conta de sacrifícios, inclusive humanos que os 'queridinhos' da época faziam para Deus, em nome de Deus. Quanta gente boa foi morta em rituais de sangue por 'profetas' safados daqueles tempos...
Os Incas, os Maias e os Astecas faziam os mesmos rituais (engraçado que eles eram pagãos para a igreja e os bonitões do Antigo Testamento, que faziam a mesma coisa, eram sábios), inclusive, nesses povos, as famílias criavam filhos, em especial meninas, para oferecerem aos 'deuses'. Já era cultura.
O que mais me impressiona nisso tudo é que as pessoas são vítimas de concepções e culturas tão grotescas; que vivem num automatismo tão grande a ponto de fazerem as coisas copiando modelos, mas sem questionarem nada; seguem modismos ridículos e esdrúxulos e não param para pensar na pequenez consequente; praticam rituais "satânicos" sem saber que, se o tal "satanás" existisse, até ele, com certeza, sentiria nojo de tal liturgia.
Só vergonha na cara salva essas criaturas tão, digamos...instintivas?!?...Não!!...Vejamos...diabólicas!??.. Não!!..Sanguinárias?!?? Não... Ingênuas mesmo..


Marlon Santos
Imagens da web

Um comentário:

  1. se aprende tanto observando mas o mais importante e quando se ensina de uma maneira simples objetiva algo tao complexo da vida humana obrigado

    ResponderExcluir