Seguidores

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Como ser feliz nesses tempos?


Atribuir à situação externa a felicidade é o principal erro de uma pessoa. Normalmente relacionamos acontecimentos e eventos do dia-a-dia como propulsores da felicidade. Pensamos que uma festa, uma viagem, um casamento, um encontro, um retiro, um concurso, uma aprovação ou coisa parecida, poderá ser a felicidade.
Vivemos num mundo rodeado de competições brandas e severas, umas naturais e outras repletas de maldade. Contudo, por bem da verdade, que a vitória de um sempre será a derrota do outro. Ou seja: a felicidade mundana coloca em sacrifício outra felicidade.
Relativizar isso é importante, até mesmo para distanciar a alegria da felicidade, coisa que poucos fazem. Uma pessoa pode ficar alegre com a tristeza de outra pessoa, mas dizer que ela vai ficar feliz é uma mentira. A alegria se dá por processos metabólicos do corpo físico quando este se sintoniza com aquilo que lhe compraz organicamente, já a felicidade é uma disposição nobre da alma e da consciência.
Mister lembrar que bem-estar não é sinônimo de felicidade. Impulsos simplesmente biológicos podem te causar bem-estar mas não felicidade. Você pode viver uma vida tranquila ao lado da família e isso te dá momentos de alegria e bem estar, mas sua alma e seu coração podem ficar muito distante dessa realidade materializada, afinal a mente a alma e o coração são um universo a parte e são eles que sinalizam e externam sua felicidade.
Se é preciso muita coisa para que alguém possa estar e permanecer alegre, a felicidade depende de poucos minutos para acontecer. Do lado da alegria mundana surge uma repetição de atos doidos para sinalizá-la, do lado da felicidade basta apenas uma palavra, um email, um pensamento, um sinal e já serve de combustível para um bom trecho da vida.
Nominar a felicidade para ela ser entendida: ela é um estado mental do espírito! Normalmente pode ser conduzida pela razão, mas pela razão da pessoa enquanto ser vivo e pensante, de modo que até alguém está preso, de qualquer forma, pode ser muito feliz.
A felicidade está para ser despertada no âmago de cada um e dispositivos externos que conduzem à alegria temporal são simples apuleios da imaginação perto da simplicidade das coisas que elevam a auto-estima da alma encaminhando-a à felicidade.
Alguém ta feliz: vê as coisas com olhos maiorais.
Claro que a felicidade tem correspondência com a vida diária, mas para isso eu sugiro que as pessoas se atenham a considerar acima de tudo a ignorância das pessoas pelas suas maldades e não considere que sejam seres raivosos. Substituir a palavra maldade pela palavra ignorância é uma boa alternativa para que você passe a ter menos ódio ou menos propensão de ter ódio.
Você sempre terá que fazer de tudo para ser feliz ou para alcançar a felicidade que espera, então, outra dica é sempre considerar nas últimas instâncias o ser humano acima de tudo, antes de considerar só o comportamento dele.
Ser feliz depende mais da tua capacidade de se realizar do que pelas realizações conseguidas por ti. Ser feliz é viver quase que constantemente numa capacidade de ver além do que é físico e trivial. É não banalizar. É construir constantemente. É chegar ao ponto de fazer as coisas pelas pessoas desapegadamente.
Ser feliz é viver num estado de menos estupidez mental. É não se meter na vida dos outros a não ser para ajudar, se for o caso. É ter a condição de interpretar os fatos como eles verdadeiramente são, e não como os apresentam pra gente. É não ficar fofocando da vida dos outros. É considerar que o fofoqueiro é um tipo de gente que desdenha porque quer ter. É saber que aquele que fala mal de alguém fala porque tem inveja, despreza porque deseja e, normalmente, não consegue..
Só tem um detalhe: Só consegue ser feliz aquele que busca conhecimento ou aquele que, como os 1,5 % da população mundial, conseguem a alcançar ela por ter amor puro no coração.

Marlon Santos

as imagens são retiradas da web, assim como essa linda montagem de Mounted by Xico

8 comentários:

  1. Ulala! Muito bom este teu texto e. Para sermos felizes, na realidade precisamos de pouco: sabedoria e consciência sobre todos os aspectos que rodeiam nossa existência terreste.
    Parabéns!
    Bjos no coração!

    ResponderExcluir
  2. "Ser feliz.É chegar ao ponto de fazer as coisas pelas pessoas desapegadamente"

    Encontrar a alegria na alegria do próximo é o grande segredo!
    EXCELENTE! Pois a sencibilidade está evidente em cada palavra e em cada frase. Assim, como, o conhecimento vasto, pela sua experiencia vivida ou presenciada.

    ResponderExcluir
  3. O Mundo precisa re-aprender, que é necessário e que nos aproxima de Deus, é saber respeitar e amar nossos irmãos. O sentimento de “pertencer” é parte inerente a todo o ser humano. Ninguém sobrevive isolado do mundo. Para ser feliz, o homem precisa pertencer a uma família, a uma comunidade ou a uma instituição. Mas estes desconhecem aos ensinamentos do qual os tornam sublime, este elemento é algo insiguinificante sentimento sem importância. Para se sentir feliz, cada pessoa precisa sentir-se “importante” para alguém ou para alguma coisa. Proporcionar o desenvolvimento deste sentimento, fraternal que existe entre os seres humanos, pelas muitas oportunidades de servir,e de praticar o bem desinteressado a solidariedade, de visitar Irmãos tristes, abandonados e doentes etc... são poucos que praticam preferem em fez disso ficar atirando pedras nos outros. Se muitos praticassem um bem uma vez ao mês, isto os tornariam, menos mesquinhos, e ocupados a não dar entrada a nossa audição, com palavras que soam como notas mal tocada, que doem ao nossos ouvidos.Vamos irmãos, trabalhar nossas mentes com sentimentos de amor, compreensão e outros tantos positivos que elevem nossa auto estima e são importantes, para sermos FELIZES. Marlon já te comentei o que realmente necessito para me tornar a mulher mais feliz deste mundo, e encontrarei com certeza sei que é meio utópico mas... rsrsrsrsrs, claro que tenho muitas alegrias e até momentos felizes mas quando olho para o Universo imenso procuro algo sem explicação...E vamos trabalhar para esta humanidade ter nem que seja momentos Felizes... E vamos colocar esta Banda Runas a trabalhar porque a musica faz com que toque na alma de muitos seres e tornam pessoas mais leves, livre e soltas, mas bah tche que estou inspirada hoje... Não esqueça me convidem para os ensaios para ser o amuleto de sorte rsrsrsrsrs ha e a Veri também...Bjssss
    E gostei da ultima gravura...

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Se é Feliz a partir do momento em que amamos o próximo como a si mesmo, ultrapassando qualquer rivalidade.

    ResponderExcluir
  6. Hei,Marlon me perco lendo os teus artigos muito informativos,melhor e ver voce pessoalmente nas palestras tao cheias de sabedoria e beleza parece que voce esta falando pessoalmete para a gente.O chapeu sempre serve.
    Beijinhos
    Rosapiuco@sbcglobal.net

    ResponderExcluir
  7. Olá, amigo!
    Minha modesta opinião: somos, por natureza, inconformados. Sempre queremos mais. Por isso que as conquistas trazem as alegrias efêmeras. Mas basta acostumar-se a tê-las que vamos em busca de outro objeto de desejo, que nos dê mais uma dose de bem-estar. É como se a felicidade fosse nos dada em doses homeopáticas...
    Quando deveríamos encará-la sob outro prisma: nós somos a felicidade materializada, abençoados pelo sopro da vida. O resto é lucro!
    Abraço.

    ResponderExcluir
  8. Substituir "palavras=julgamentos" unicamente pela palavra ignorância nos liberta da intenção de prejuízo. Está aí a chave da dica mais importante que recebi de ti, Marlon. Esse modo de ver o comportamento dos outros (e porque não o nosso também, quando percebemos que falhamos?)é a chave para continuarmos empenhados em nos aperfeiçoarmos e ajudarmos ou outros a serem menos ignorantes.
    Obrigada por dedicares parte do teu tempo repartindo conosco inspirações como esta.

    ResponderExcluir