Seguidores

quinta-feira, 27 de maio de 2010

A Razão do Uso das Drogas


São vários os fatores motivadores do consumo de drogas. Mas estabelecer os principais fatores é imprescindível para localizar e começar a resolver o problema.
A alma humana, de forma natural, busca e aspira sucesso, progresso, encaminhamento e êxito. Somos seres dotados de sensibilidade e, independente de nossa posição social ou classificação escolástica, essa sensibilidade é fluente e constante. O principal objetivo dela é colocar o ser humano em investidas que lhe dê satisfação e prazer de viver. Fato que faz com que as pessoas se choquem com as realidades que estão bem além ou aquém de suas capacidades, até mesmo de sonhar.
Drogas sempre foram usadas durante a trajetória humana na terra. Das cavernas em diante. Sempre foram usadas para amainar dores, expargir pressões ou acalmar ansiedades.
Dito isto, é preciso ter em mente que os contrastes, as diferenças sociais e as injustiças sociais são, sim, os principais fatores que arremessam os seres humanos nas masmorras da autodestruição. As próprias leis criam limites de uma envergadura racista e excludente. Principalmente quando forçam as pessoas a pensarem que todos são iguais e que, por isso, devem ter o mesmo direito. Absurdo.
Vivemos num mundo que não atende as necessidades das pessoas e em Estados que jogam no lixo os valores humanos. E não venham dizer que estou fazendo apologia. É que uma resposta tem que ter para o consumo da droga ser tão intenso, assistindo razão ao fato de que tem que haver razão, de igual maneira, para que seu comércio não seja banido. Leia A Farça do Combate as Drogas no Brasil.
O povo precisa estar livre do tédio e precisa ter uma venda nos olhos caso não queira enxergar as profundidades de sua alma, assim, uns inventam coisas saudáveis para que isso aconteça, outros nem tanto.
Se é verdade que alguém consome droga em razão de estar decepcionado com alguma coisa, por alguma crise, por abalo emocional, também é verdade que passa por esses tormentos porque não está preparado enquanto cidadão para as recaídas da vida. E isso é culpa dos governos porque isso é proposital: fazer existir vazio e desespero para que as manipulações sejam levadas a efeito.
Enquanto um pai se desespera com um filho contaminado pelo vício não percebe que os dois são vítimas de uma política vadia e insana. O engôdo todo está baseado no vazio existencial das pessoas, pois isso não tem a ver com classe social, é o propósito da manipulação das massas.
Sabedores que o problema está debruçado nessas colunas, será mais fácil identificar a saída.
Primeiramente trabalhar a composição interior do indivíduo, nutrindo sua sede de saber as coisas, dando-lhe escola e cultura diversa. Aproveitar nele todo o potencial. Preencher espaços de seu tempo com compromissos e ética. Depois, fazê-lo entender que Deus existe e que a vida aqui é só uma passagem em toda a sequência eterna. Não adentrar em mediocridades, tipo: "coitadinho, precisa descansar" ou "ele é um doente", "vai ficar louco de tanto estudar", "vou dar pra ele o que meus pais não me deram", etc, etc. Essas coisas atentam para o vazio. Você não pode facilitar o vazio, é preciso ocupar a criatura com muita atividade e preencher seus espaços com compromissos. Assim ele não ficará sujeito a manobras, e se ficar, saberá sair delas.
Outra coisa muito importante neste processo são as religiões. Retirando todas as enrolações que fazem, o mérito delas é muito grande, pois inspiram o comportamento religioso e a cumplicidade nas pessoas, o que é muito importante nesse trabalho de retirada da droga da vida da pessoa.
O uso da droga dá a ilusão de que o vazio existencial está preenchido ou que ele está transposto. Também faz alívio aparente da pressão diária, assim, quando o efeito passa, o vazio reaparece e a pessoa torna a usar, até que o organismo acostuma. É que o corpo entende ser menos danosa a droga do que os desmoronamentos mentais do indivíduo, por essa opção horrível é que se adquiri o hábito a que chamamos vício.

Marlon Santos

3 comentários:

  1. Marlon,parabéns pelo post. Muito, muito bem colocado. Como leitora permita-me colocar um pouco do que sinto e vejo sobre isso.
    Claro que cada um deve fazer a sua parte, mas o governo gasta muito tempo e dinheiro com assistencialismo. Em vez de criar mecanismos para evitar e prevenir, fica "inventando" tratamentos fajutos e fazendo viagens "especiais" para levar para outras cidades...Tá na hora de dar um basta nessas mesquinharias!! (o buraco é mais em baixo)...
    Abraço...

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir