Seguidores

sexta-feira, 21 de maio de 2010

A Raiz Quadrada da Fofoca


A fofoca movimenta uma grande parte do mundo. Dependendo da fofoca ela pode ser até mesmo lucrativa. Tem gente que ganha bem para fazer fofoca. Tem até lei que autoriza a fofoca. No Brasil se chama delação premiada, que é quando um indivíduo vai lá na delegacia matracar com a polícia sobre um fato que ele sabe, ou pensa que sabe, em troca de algum tipo de benefício, que pode ser até a redução de penalidades contra si.
Fofocar é quase uma arte, ou melhor, o fofoqueiro é um artista, a fofoca é a fofoca. Fofoca garante eleição, garante desquite, bota gente no hospital, desbarata quadrilhas, dedura esconderijo, provoca união, desmancha amizades, delata incompetências, demonstra fraqueza, põe fim a confiança, intriga confidentes e aquece ou desaquece bolsa de valores e mercados de capitais. Ou seja: hoje, basta uma fofoca de um lado do mundo para que o outro entre em crise, nem que seja para acompanhar a onda.
Não confunda fofoca com mentira: mentiroso é mentiroso, fofoqueiro é fofoqueiro. Agora, as duas faces no mesmo rosto é um arroubo. Quando um mentiroso é fofoqueiro...aí a coisa é feia. Normalmente ele mente ou aumenta a coisa e gruda o palavrório por aí a fora sem dó nem piedade. Se for a imprensa a autora da fofoca mentirosa, diz-se sensacionalista; se for pessoa física pode ser chamado de mexeriqueiro, fuchiqueiro, etc, etc. No entanto o pior fofoqueiro é o compulsivo por fofoca. Aquele que, por não saber o que falar, acaba falando o que sabe ou parece saber e, ao término do assunto, quando ele nota que a sentença é curta, ele aumenta o papo e ainda da ares de muito próximo da vítima da sua trela.
O fofoqueiro só atrapalha quando ele fala inverdades, e geralmente fala inverdades quando tem interesses por trás da coisa. Também é certo que a pessoa fofoqueira quanto mais próxima da vítima mais tem chance de ter crédito na 'fofocaiada' e, como também é normal que a maioria das pessoas sejam fatalistas ou de boa fé, acreditam sem grandes questionamentos.
A fofoca enquanto informação não é de todo má, só passa a ser má quando é suja ou proposital.
Pena que o fofoqueiro nem sempre se dá conta ou sabe ou tem ciência que é fofoqueiro. Com certeza eu nunca, nunca vi um fofoqueiro confesso, mas já vi gente dizer que não consegue viver sem falar da vida alheia...
De qualquer sorte, o fofoqueiro deve dar uma olhada na sua volta, ficar atento, pois o sintoma que demonstra o tamanho da língua não é o estufamento da boca com a dita, é a solidão com que passa a viver seus dias. O fofoqueiro custa a entender que o principal atingido por sua verborragia é ele (ela) próprio (própria). Também parece não entender que a consequência disso tudo é fustigação, isolamento, depressão, desconfiança e portas fechadas, pois, quem confia em fofoqueiro mentiroso?

Ainda bem que isso daí de cima é ilustração!!

Marlon Santos
imagens da web

Um comentário:

  1. Para agir no ambito pessoal como no intitucional.O auto-conhecimento,existe um modelo chamado Janela de JOHARI, desenvolvido em 1963 por Joseph e Harry Ingham, em que os autores explicam as quatro áreas da personalidade humana baseada numa matriz originada por dois processos, a auto-exposição e a busca de feedback. Uma destas áreas, a chamada área, CEGA é aquela em que o próprio indivíduo não conhece aspectos a respeito de si mesmo, mas que os outros vêem. Esta “cegueira” impacta o nosso autoconhecimento e consequentemente a forma como nos relacionamos com os outros. O fato é que muitas vezes não conseguimos entender é que, nos relacionarmos como verdadeiros irmãos isto é que falta,e do que a sociedade precisa para ser feliz. Caso contrário, não terá finalidade o que realizamos. Inicialmente com uma profunda reflexão sobre nossos valores e saberes relevantes para que não fiquemos somente no sonho ou na retórica estéril. Há necessidade de nos analisarmos e verificarmos o que temos e precisamos aperfeiçoar para agir, no âmbito pessoal como no âmbito institucional para termos auto-conhecimento. E nós, em todos os aspectos, precisamos melhorar, esta se faz necessária, é há necessidade de nos analisarmos e verificarmos o que temos e precisamos aperfeiçoar e o que elimina a cegueira das pessoas contaminadas via preconceito e discriminação, que ficam isoladas em nosso meio. Contaminadas do quê? Do conhecimento, da ética, do estudo, da busca e do fazer, que infelizmente causa além do preconceito e discriminação, causa o CIÚMES e desconforto em relação ao nosso padrão pessoal. As mentes abertas vão mais longe...
    Bjkasssss

    ResponderExcluir