Seguidores

sexta-feira, 6 de maio de 2011

A Depressão Infantil





'O tema proposto, " Novas Previsões", não me foi liberado para esta data. Cumpro rigorosamente os ditames da espiritualidade neste tipo de tema, pois quando envolvem o mundo espiritual e convenções de espíritos superiores, procuro retratar na íntegra e sem leviandades todos os detalhes da conversa. Em quarenta e cinco dias, a contar de hoje, estarei publicando o texto.'
O tema de hoje foi sugerido pela Iolanda, e diz respeito ao grande drama das famílias de todo o mundo: 'A Depressão Infantil'.
Em texto anterior já tratei do assunto e intitulei ele de 'Depressão', já neste novo texto o tema será dirigido para uma porção das pessoas da sociedade: os infantes. A fase infantil é uma das piores da vida de uma pessoa, se compararmos às fases da vida de uma criança, de um jovem maduro e do adulto em qualquer idade. Ocorre que o ser infantil fica descoberto de uma série de direitos e responsabilidades, e suas ações são sempre banalizadas pela maioria das pessoas, sem contar que a maioria dos infantes são ridicularizados em seus sentimentos, pois as outras pessoas partem de um princípio tosco e conservador para valorarem aquilo que surge da cabeça de 'um novo jovem'.
Compelidos a viver uma fase onde suas ações e atividades têm pouco ou nenhum crédito, o infante se debruça em cima de um problema ainda maior: seus sentimentos de amores e paixões. Esse é o pior drama da vida de uma pessoa e se pode deduzir, com muita certeza, que o corpo, nesses tempos, passa a crescer ma frente do raciocínio. Se de um lado temos um corpo lindo a mente ainda carece de esclarecimento ou, melhor dizendo, de discernimento. No entanto, é fato que uma ebulição hormonal não deixará por menos suas atividades biológicas esquadrinhadas há milhões de anos: o infante vai atender o chamamento corporal!
Aí começa a lástima natural para todos: pais, professores e eles próprios, os infantes. Não se pode precisar para qual o sexo será mais ou menos desastroso o período, mas é certo que aquele novo jovem que mais se preservar sexualmente, ou que mais cedo aprenda as teorias sobre as realidades do sexo e as suas consequências para toda a vida, sempre se sairá melhor em todos os sentidos. Isso acontecerá porque, embora tentem dizer que o sexo pode ser encarado com mais frieza, ou que é só usar camisinha e sair fazendo, o sexo sempre será algo extremamente significativo pra mente de um ser humano e para a sociedade como um todo. Afinal, quem esquece a sua primeira vez?
Hoje, mais do que em qualquer outro tempo, está muito alviçareira e dinâmica a forma de se antecipar uma relação, de modo que o que vivemos em um dia atual, contando cronologicamente, em dez anos atrás levaríamos uma semana para vivenciar. Isso tudo colabora para a distância entre as pessoas e para que elas não se conheçam ou não se alinhem. É bem provável que a maioria das mães ou pais nem saibam que suas filhas ou filhos, aos dez ou doze anos, que embora possam não ter tido contato físico com ninguém ainda, já tenham se apaixonado várias vezes. Os pais encaram isso como tolice ou coisa passageira, mas não percebem que sentimento, independente de idade ou de concretude, nunca será brincadeira ou tolice. É daí que vem a maior causa de Depressão Infantil.


Você não precisa ficar muito atento ao que seu filho quer profissionalmente enquanto ele é um infante, mas fique atento a organização sentimental, emocional e sexual dele, pois uma derrocada ou uma decepção nesses tempos poderá conduzi-lo ao abismo e você só dará conta disso quando ele for pego com drogas ou aborrecido e profundamente desanimado. Também é verdade que tudo isso é aprendizado, mas se os pais estiverem ao lado para ajudar a dividir os dissabores o momento será pedagógico, ao contrário será um desastre. Amor e paixão não correspondidos geram prejuízos sociais variados, indo desde não ir à aula, botar dinheiro fora em jogo ou encher a cara...



Uma pessoa que sofre, independente de idade -e sei por mim, qualquer dano sentimental, fica sempre muito vulnerável. Se não encontrar alguém que lhe ajude a engenhar a saída certa, acabará fazendo loucuras. Assim e por isso, seu filho deve começar a se apossar de bons livros o mais cedo possível, para que, ao atingir os primeiros estágios sexuais corporais não tenha só um corpo bonito, mas um bonito comportamento e uma mente também bonita para fazer frente a tal corpo.



Marlon Santos

Um comentário:

  1. Obrigada por ter atendido o meu pedido, adorei...! As vezes acho ques pais não querem aceitar que seus filhos estão crescendo e precisam de orientação, ao mesmo tempo que acham graça da histórias de namoradinhos, apenas são brincadeiras de criança, será? Adorei o que escreveu,novamente obrigada! Legal!

    ResponderExcluir