Seguidores

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Oportunidades na Vida




Muitos me perguntam sobre questões relacionadas a sorte ou porque uns têm mais facilidades de obter as coisas que os outros; qual a razão do êxito de uma pessoa em detrimento de outra e se Deus estaria sendo mais generoso com alguns. Também pensam que aqueles que nascem em berços mais mais fartos são, tão somente, sortudos.
Ora, meu pensamento sobre isso é bem lógico. O primeiro que me ocorre é que Deus já nos deu o dom da vida e, em meu entendimento, isso já bastaria. No entanto, vejo que a falta de bons conhecimentos e educações adequadas vem desconsertando a rota daqueles que tanto querem fazer sucesso na vida. De um pensamento simplista vem a ideia de que todos querem se dar bem na vida, mas é certo que nem todos conseguirão, inclusive se podendo afirmar que uma minoria é que consegue.
O problema consiste, não em querer se dar bem na vida, mas sim em como se dar bem na vida criando oportunidades para isso, coisa que a maioria das pessoas não sabem fazer. O que tenho visto, desde criancinha, é muito folclore e pouco trabalho, ou seja, a maioria das pessoas querem obter sucesso atribuindo à bússola desorientada da sorte suas condições de chegarem lá, ou querendo que o Papai dos céus lhe dêem tudo de mão beijada. É um colapso.
Também nunca vi alguém se dar bem como herdeiro de uma fortuna, pois a maior parte dos herdeiros acabam perdendo tudo o que ganham por pura incompetência ou por, se quer, chegar aos pés de seus antecessores no tocante a discernimento, ousadia e inteligência. E é assim que aquele que é herdeiro pode se tornar predador de seu próprio patrimônio.
Agora, do que vejo sobre as pessoas que se dão bem de verdade é que estas têm um objetivo muito bem definido em suas cabeças e uma meta que estabelece tempo para conseguirem o que querem. Ao mesmo tempo, são pessoas muito desapegadas e simples, que não tardam em agir e estão sempre se aproximando de gente que respira progresso; são muito aplicadas nas boas leituras e os dias de suas semanas são sempre domingos e segundas: festa e trabalho; estão sempre vendo oportunidades de negócios em tudo o que fazem e jamais ficam desapontados com nãos ou com perdas; vejo, de igual modo, que essas pessoas jamais se comprometem em picuinhas ou coisas banais e banalizadoras; seus vislumbres são quase sempre românticos e bem engenhados; suas atitudes sempre inspiram e exalam confiança; se têm algum projeto na cabeça, respiram ele, dormem com ele e trabalham por ele; quando vencem um objetivo já têm outro em vista; se você vai falar com um vencedor desse tipo, ele já vê em você uma forma de associar você ao que ele quer, ou já o descarta, caso perceba que você é uma pessoa cheia de limites e limitações; as pessoas de sucesso são sempre bem humoradas e não brigam, não resmungam, não agridem, não maltratam nem seus algozes, pois sabem que essas atitudes são típicas daqueles que não crescem; podem ficar chateados mas nunca magoados; têm horário para marcar reuniões com os outros, mas não para porem limites aos seus tempos; dormem bem porque dormem em qualquer lugar, mas não têm dia ou noite para dormir quando têm uma meta para ser alcançada; não perdem tempo com festejos fúteis, pois são felizes em quaisquer situações e, por fim, não pedem nada para Deus, e sim lhe agradecem pela vida e pela vida de todos e, até nisso, enxergam uma oportunidade de crescer.



Marlon Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário