Seguidores

quarta-feira, 1 de junho de 2011

A Ciência Quântica








Este é um tema muito complexo e que serve muito para aqueles que pretendem desenvolver conhecimentos mais abrangentes, tecnicamente, sobre a natureza do espírito, do que para aqueles que querem, tão somente, estudar a alma de forma mais religiosa. É um tema, para minha pessoa, muito pertinente, pois desde criança estudo o assunto baseado nos melhores conceitos que vislumbrei enquanto leitor e estudioso. Trago para vossas leituras, um texto um tanto prolixo, mas de relevante teor científico. Maior que a média de meus textos, mas é assim porque não tem como ser diferente. Parte do que aqui é abordado já foi publicado em revistas espíritas de grande aceitação e, portanto, não tenho receio de publicá-lo, dividindo-o em partes que deduzo mais importantes. Veja:

''A física quântica é a teoria científica que descreve os objetos microscópios, como átomos, e sua interação com a radiação (luz, etc.).
'Como ela é uma teoria muito bem sucedida, pode-se dizer que qualquer fenômeno microscópico é um fenômeno quântico.'
'Assim, como nosso cérebro é constituído de entidades microscópicas, num sentido trivial nosso cérebro é quântico, assim como nossa consciência (supondo o materialismo).'
Em poucas palavras, podemos dizer que o que a física quântica tem de essencial é que ela é uma teoria que atribui propriedades ondulatórias para partículas individuais.
Na década de 1920, comprovou-se que toda radiação é absorvida em quantidades discretas de energia ou massa, chamados de "quanta", e que todas as partículas ou quanta podem exibir propriedades ondulatórias, como interferência, difração, etc.
Esta constatação é uma versão fraca do princípio da "dualidade onda-partícula".
A física clássica incluía a mecânica de partículas e a mecânica ondulatória, mas cada qual tinha um domínio de aplicação exclusivo. Partículas seguiam trajetórias bem definidas e não se dividiam em espelhos semi-refletores.

outra vez.''

A palavra "física" deriva do grego, com significado de Natureza. Assim, estudar Física é estudar as leis da Natureza. Desta forma, a Física descreve o Universo e sua Natureza associada, e tenta explicar o modo como ambos funcionam. Um físico é, portanto, uma pessoa como qualquer outra, apenas dotada, no mais das vezes, de qualidades de curiosidade e de um espírito lógico que sua atividade de pesquisa só faz desenvolver, mas também carregada/ às vezes, de defeitos de amor-próprio e de um espírito de narcisismo acentuado que sua obrigação de estudar e pesquisar só faz exacerbar. O físico, além disso, está sujeito, como qualquer outra pessoa, às ideias de seu tempo, de sua educação, de sua cultura. Assim é que, basta que a hipótese de trabalho a que ele se apega seja ruim - mas que ela se veja, infelizmente, bem acolhida, e que seu autor se aferre a ela, o que é comum - para que uma visão científica deturpada se instale.


Entre os físicos, como em todas as demais profissões, existem aqueles que:


1) foram formados em escolas não muito boas; nunca frequentaram um laboratório de Física de primeiro mundo; não sabem trabalhar com Matemática avançada, que é a linguagem da Física; e desconhecem suas leis básicas;




2) especializaram-se em determinados ramos da Física mas negligenciaram os demais, como se ela estivesse assentada em uma Natureza fragmentada;


3) tornaram-se generalistas, conquistando uma visão global da Física, mas completamente elementar;


4) especializaram-se em determinado ramo da Física, mas conseguiram se manter atualizados com os demais, acompanhando os trabalhos de vanguarda. Lamentavelmente, no Brasil, esses formam uma minoria ínfima, reforçando a redundância;


5) são extremamente conservadores, especializando-se em criticar tudo aquilo que se desvia do pragmatismo exagerado;


6) são altamente criativos e imaginativos, sempre procurando inovações.



Nesse sentido, é sempre importante lembrar citações do físico Prêmio Nobel Richard P. Fleymman: "Aquilo de que necessitamos é a imaginação: precisamos descobrir uma nova visão do mundo", e de Freeman Dyson:


"Não há esperança para as teorias que, à primeira vista, não pareçam malucas". 7) passaram a se dedicar aos aspectos filosóficos da Física, esquecendo suas leis e princípios, obrigando-a a retomar a sua origem remota quando fazia parte da Filosofia, direcionando-a para um caminho totalmente distinto daquele que caracteriza seu objetivo fundamental, que é estudar as leis da Natureza como um todo indivisível e os fenômenos que se assentam nessas leis.


Como o físico, antes de tudo, é um ser humano, cada um deles desenvolve um tipo de crença e de fé religiosa, que muitas vezes refletem também nas suas funções profissionais. Assim é que temos acompanhado, nas revistas e jornais ligados ao chamado "movimento espírita brasileiro", artigos escritos por físicos, a favor e contra o estudo de algum fenômeno espírita por meio do uso de conceitos da Mecânica Quântica. E isso deve ser considerado natural, em decorrência do quadro que ilustramos anteriormente, caracterizando as diferentes posturas dos FÍSICOS.



Levando-se em conta que a Doutrina Espírita forma um conjunto de princípios ditados pelos chamados Espíritos comunicantes, que servem de base ao texto da obra complementar desenvolvida por Allan Kardec - e que a palavra princípio significa uma proposição que se coloca no início de uma dedução e que não é deduzida de nenhuma outra, dentro do sistema considerado, sendo admitida, provisoriamente, como inquestionável, por se assentar nas leis da Ciência vigente -, infere-se que ela está respaldada pelas leis naturais da Física. E se os princípios em que se assenta a Doutrina Espírita estão respaldados pelas leis da Física, os fenômenos chamados espíritas, que têm por base esses mesmos princípios, também devem estar respaldados por essas mesmas leis. Esse é o aspecto óbvio da questão que derruba os argumentos daqueles que procuram explicar os fenômenos espíritas por meio de suposições místicas, sobrenaturais, professando a existência de uma "ciência espírita" especial, para lhes dar sustentação.



Entre outros, vamos citar alguns conceitos assentados nos princípios que dão sustentação à Doutrina Espírita que podem ser estudados e pesquisados com auxílio das leis da Mecânica Quântica, a saber:



1°) "O Espírito é o ser inteligente da Criação e povoa o Universo fora do mundo material" - referência: questão 76 de "O Livro dos Espíritos". Se considerarmos que a inteligência é uma das faculdades - aptidões inatas - que formam a mente do Espírito, ser inteligente da Criação, e que ela, para se manifestar, depende de um banco de dados suficientemente ordenado, em quantidade e qualidade, e que essas informações se acumulam num campo magnético, temos aí todos os ingredientes físicos de um processo complexo que pode e deve ser estudado por meio dos conceitos da Mecânica Quântica. Além disso, se o Espírito se insere no Universo, como um todo, as ferramentas da Física que o estudam chamam-se Teoria da Relatividade, Geral e Restrita, de Einstein, e a Mecânica Quântica, de Max Planck, Heisenberg, Schódinger, Dirac. ..



2°) "O Espírito possui um princípio bem definido, como todas as demais coisas da Natureza, não sendo, portanto, algo sobrenatural" - referência: questão 78 de " O Livro dos Espíritos". Se todas as coisas que existem na Natureza estão ligadas ao plano pelo qual o Universo foi idealizado, construído e colocado em funcionamento - por meio da atuação das suas quatro forças básicas: gravitacional, nuclear forte, eletromagnética e nuclear fraca -, e são Mecânica Quântica e a Teoria da Relatividade que as estudam, então a presença do Espírito, nesse contexto todo, também fica condicionada a esses tipos de estudos.


3°) O Espírito é criado como todas as demais criaturas da Natureza, pelas mesmas leis - referência: questão 81 de "O Livro dos Espíritos". Se o Espírito é criado pelas mesmas leis naturais que regem a Natureza, sendo considerado uma das suas forças, ele pode e deve ser estudado por meio dessas leis, representadas, atualmente, pela Teoria da Relatividade e Mecânica Quântica e, possivelmente, no futuro, pela Teoria das Cordas.



4°) "O Espírito é constituído de matéria quintessenciada" - referência: questão 82 de "O Livro dos Espíritos". Quintessenciada é um nome particular dado a um estado indefinido da matéria. Atualmente, são considerados cinco estados da matéria: sólido, líquido, gasoso, plasma e ondulatório. A quintessenciada implica em matéria exótica que é bem estudada pela Mecânica Quântica na parte pertinente a partículas elementares.



5°) "A alma está onde seu pensamento está, pois é a alma que pensa" - referência: questão 89 de" O Livro dos Espíritos". Se o pensamento caminha com a mesma velocidade da luz, ele deve fazê-lo na forma de onda. Segundo André Luiz, autor desencarnado do livro" Mecanismos da Mediunidade', psicografado por Francisco Cândido Xavier e Waldo Vieira, o pensamento é uma onda mentonética, semelhante às ondas de televisão, que transporta em si, codificado nos seus pacotes de ondas, quantum ou fótons, imagens, sons, movimentos, cores, etc, tornando-se altamente criativo.



Ora, é a Física Ondulatória, assentada nos conceitos da Mecânica Quântica, que estuda os fenômenos ondulatórios produzidos pela vibração ou oscilação de partículas elementares de matéria dotadas de carga, caso das ondas eletromagnéticas.



6°) "O Espírito não se divide, mas cada um é um centro que irradia em diversas direções e é por isso que parecem estar em vários lugares ao mesmo tempo" - referência: questão 92 de "O Livro dos Espíritos". Se o Espírito é um centro que irradia pensamentos isotropicamente, isto é, com igual intensidade em todas as direções, a teoria da irradiação está assentada nas leis da Mecânica Quântica, e deve ser por ela estudado.



7°) "O Espírito possui uma forma e uma fisiologia bem determinadas" - referência: questão 88 de " O Livro dos Espíritos". Se o Espírito possui forma e fisiologia bem determinadas e se é constituído de matéria quintessenciada, interagindo com um corpo humano constituído, em média, de 1O(30) átomos (grandeza representada pelo número 1 seguido de trinta zeros) que se renovam 90% deles em quatro anos e 100% deles a cada sete anos, todo esse fluxo e refluxo atômico é regido pela Mecânica Quântica.


8°) "Existem estados diferentes de matéria que não impressionam os sentidos humanos" - referência: questão 22 de " O Livro dos Espíritos". As partículas elementares que dão constituição aos diferentes estados da matéria são estudadas por meio da Mecânica Quântica, envolvendo as modalidades de Física Nuclear e Atômica.



9°) "O Espírito é um ser limitado e circunscrito, ao qual só falta ser visível e palpável para se assemelhar aos seres humanos" - referência: cap.l, item 3, "O Livro dos Médiuns". A pergunta que se faz, diante desse conceito espírita, é a seguinte: limitado e circunscrito a que? A resposta é: às leis natuurais, já que o Espírito, como visto no item 3, é criado pelas mesmas leis naturais que regem a Natureza, nada possuindo, portanto, de sobrenatural.



10°) "Os Espíritos, não sendo outros senão as almas das pessoas que já morreram, não têm a soberana sabedoria nem a soberana ciência" - referência: " Obras Póstumas", pág. 259. Se os Espíritos possuem vida indeterminada, e nada mais são que almas de pessoas que já morreram, então as informações que acumularam, como experiência de vidas passadas, podem ter ficado acumuladas no campo magnético que se constitui em um incomensurável banco de dados, da mesma forma que as partículas elementares de matéria guardam, nas suas memórias quânticas, as lembranças das leis físicas de conservação da energia, da matéria e do movimento.



Podemos citar um número crescente de argumentos para mostrar que, se os fenômenos espíritas nada têm de sobrenatural, conforme enfatiza, insistentemente, Kardec, então eles podem e devem ser estudados por meio das leis materiais, isto é, leis da Física."



Revista Espírita Além da Vida.


Marlon Santos

Um comentário:

  1. Espetacular esse texto, Marlon!! Primeiramente porque chama atenção a abordagem que você traz acerca do teor científico da natureza do espírito, segundo as leis da Física enquanto ciência.
    Segundo, porque estabelece uma possível relação (e eu, particularmente, acredito que exista) entre as Leis da Física e as Lei do Universo, uma vez que o ser humano é constituído de matéria e energia, passíveis de estudos e pesquisas científicas sempre.
    Adorei, de verdade! A leitura me fez refletir bastante! Obrigada e desculpa por qualquer interpretação equivocada da minha parte! Abraço

    ResponderExcluir