Seguidores

terça-feira, 2 de março de 2010

Almas Gêmeas Existem?

 As vezes o escritor e o homem são coisas diferentes, as vezes não...
Existe um acréscimo de minha alma e de minha vida em tudo o que escrevo e, enquanto que o realismo fútil da vida segue seu rumo, um pouco do que é fictício não é de todo mal, se não for mal entendido.
Geralmente a relação das pessoas com o tal amor é muito ambígua e leviana. Por um lado se inflama e busca o que é ideal, por outro o incêndio, e vem a aventura.
Não deve haver ilusão quanto ao amor, ele é egoista mesmo e só pensa nele. Ele tem luz própria e vida própria. É sobrenatural. Está além da percepção mundana. É um só, não tem facetas, não tem essa divisão cruel que lhe impõem.
Distingue-se as realidades da sexualidade e do amor? Não. Você não faz amor com quem odeia, não tem prazer com quem é inimigo...salvo quando lhe imputam, pelos Céus, algemas cujos elos da corrente são uma libído vertiginosa, algo que, tão forte, supere até mesmo a razão. Algo que te faças crer que parece um imbecíl e te amarre tirando as forças, não te deixando compreender a impossibilidade de dizer não, adeus, nunca mais.
Balzac estranharia se eu falasse de amores passageiros e constestaria, com veemência, qualquer um que tirasse o ânimo de romantismo da alma de uma pessoa. Pois não estou aqui para isso. Não se tira a esperança dos 'mortais' enquanto ela é a única luz que se vê ao longe, e enquanto como o amor dos amantes que parece de longe a presença de um farol de mar, indicando um porto seguro para que as almas que amam possam encontrar ancoradouro.
Não busque resposta para essa atrelação da vida conjugal que, embora pode parecer frutífera, e embora as pessoas sejam muito afinadas, passam a não nutrir exaltação sentimental ou sensual. Conquanto uma pessoa queira desvendar os mistérios da outra, além de não conseguir, torna-a infeliz.
Não somos gêmeos, estamos ficando gêmeos e aparando diferenças para atingirmos a vontade do Pai maior, que é o amar. Para isso não é preciso se revelar um cínico ou um tarado diante de um ato cortêz: é preciso ser gente. É preciso ser amante do outro sempre, sem invadir-lhe a conduta e sem arrancar-lhe a dignidade que ainda é jovem e construida em poucas passagens.
As almas são, nesse estranho drama da vida, como linhas paralelas que se aproximam e que nós gostaríamos de vêlas convergirem mas, na verdade equacional, só se encontram no infinito...mas se encontram. Quer dizer, é o oposto do que pensamos, mas não é bobagem de nossas mentes. As almas gêmeas existem, o sentido é que está invertido: é daqui pra lá, e não de lá pra cá. Ou seja, você se encaminha pra isso, mas não vem com isso. Você vem do rudimentar para a iluminação, você vem para aprender o amor, você não vem sabendo ele.
Efígie sublime dos iniciados nas paixões, pensar em Almas Gêmeas é pensar em abolir a própria razão.
Não sejamos hipócritas: Quando dois amantes olham juntos para o céu não queira crer que as nuvens e a lua são o tema de seus pensamentos. É diferente olhar o céu sozinho e olhar o céu acompanhado, pois.
Um velho princípio reza que a maior sabedoria da arte é esconder a própria arte. Seja assim, não tente passar a limpo o âmago da alma de teu bem. Curte ela como ela se apresenta e não lhe tire o mistério que não pode ser decodificado. Você não tem uma alma gêmea, mas terá que ter. Não é uma esperança vaga, é uma lei universal, cósmica. Você terá várias almas gêmeas.
As afinidades não corresponderão a duas únicas almas, pois estarás compartilhando amor com muitas. Mas uma só será aquela com quem irá buscar e desfrutar a imortalidade e os segredos do coração, sem que estes sejam desvendados. Num, como posso explicar.., num tipo de amor sensual e fraterno, algo de esplêndido e depravado, algo ingênuo mas insaciável e, acima de tudo, eterno.
E como diz Chénier: "Há alguma coisa ali..."

Marlon Santos

8 comentários:

  1. Sendo este texto a primeira leitura que faço neste dia 2 de março, confesso a inspiração para o que é nobre e puro, sincero e justo.

    Pensei em Camões...
    "Transforma-se o amador na coisa amada,
    Por virtude do muito imaginar;
    Não tenho logo mais que desejar,
    Pois em mim tenho a parte desejada."

    E os românticos sugerem continuidade do assunto...!

    ResponderExcluir
  2. Gosto da maneira como vc coloca e esclarece-nos , acerca d assuntos tão diversos entre si, mas q contém em seu teor, ensinamentos etéreos; dos quais, ainda somos e estamos tão carentes. Sempre coloquei as coisas espirituais em primeiro plano, associando, posteriormente as coisas materiais, em concordância com a sua utilidade.
    E, assim sendo, eu me atrevo a pedir-te q expliques, mais detalhadamente, por que e qual a utilidade de dois seres, viverem "algemados", aqui neste plano?
    Se , podemos ter várias "almas gêmeas", como denominar e qualificar o ser que é objeto do nosso sentimento mais profundo?
    Por que, o amor absoluto só é complementado no infinito?
    E sendo, no meu entender, o relacionamento "homem/mulher", a mais difícil das nossas provações humanas, gostaria q voce se estendesse bem mais neste assunto, pra satisfazer a curiosidade, dos que o são, e para instruir aqueles que, pelo conhecimento, aspiram por uma vida mais feliz.
    Receba o meu abraço carinhoso.

    ResponderExcluir
  3. Complexo e me fez pensar. Imagino que seja exatamente essa a intenção: mexer com nossa mente, coração e alma. Quanto mais penso e medito sobre o assunto mais acredito que estejamos aqui para evoluir, para aprender a perdoar e por conseqüência amar, amando com a alma e não somente com o corpo. Como a vida faz tudo certo e busca incessantemente a perfeição e sabedoria, não acredito que no nosso caminho estejam dois iguais. Não faria sentido, não acrescentaria nada, ou muito pouco. Não valeria o esforço de mais uma passagem por aqui.
    Mas com um "ser" passaremos algum tempo, uma alma especial porque nos tocará, com quem com certeza teremos muitos regastes a fazer. Afinidade de alma sim, porém também muitas diferenças, e aqui surge a essência do que teremos que aprender a entender, aceitar, compartilhar e “fazer acontecer”, para ambos crescerem e evoluírem espiritualmente. Dignidade acima de tudo, pois é tão fácil detonar a pessoa amada. Sabemos muito a respeito do outro! Temos que entender o nosso companheiro de jornada, que é diferente de nós, para entendermos a nós mesmos. Apontar e listar os defeitos de nosso parceiro é tão mais fácil do que reconhecer os nossos. Aprender a aceitar a nós mesmos, com os nossos muitos defeitos, nos faz mudar e nos leva a amar a nós e ao outro. Amar liberta! Liberta os dois!
    Acredito, como o Marlon, em várias almas gêmeas compartilhando amor e não em apenas duas, mas essas duas almas que compartilharão uma vida de resgates, tocadas pelo perdão mútuo, atingirão o amor verdadeiro e fraterno que as ligarão ao infinito e à eternidade.

    Abraços,
    Flávia de Bem

    ResponderExcluir
  4. Lendo atentamente este tema - muito bem desenvolvido, por sinal - me sobressai uma dúvida, Marlon. Almas gêmeas pressupõe almas iguais. Pois bem, em se tratando de relacionamemnto homem/mulher, não seria 'chato' os dois gostarem das mesmas coisas? Isto não é monotonia? Existem pesquisas que dizem que as diferenças comportamentais no relacionamento entre homem e mulher é que os mantém juntos.
    Quero deixar uma sugestão de assunto Marlon: ARQUÉTIPOS. Jung deduz que as "imagens primordiais", um outro nome para arquétipos, se originam de uma constante repetição de uma mesma experiência, durante muitas gerações.
    Gostaria de ler uma consideração tua a respeito do assunto. Um abração Marlon. Arriba!

    ResponderExcluir
  5. Concordo! Que emoção teria se tudo fosse plenamente perfeito? Teria evolução? Pensando a partir deste pressuposto, acredito que as pessoas reforçam seus laços de amor e amizade em várias encarnações, estando junto nos melhores e piores momentos de suas existências, compartilhando alegrias, tristezas, lágrimas e sorrisos, falhas e acertos. Portanto a cada nova experiência os laços vão se fortalecendo, o amor ao simpatizante aflora e passamos a crescer juntos. E esse crescimento é constituído a partir das dificuldades surgidas no decorrer do trajeto, afinal temos muito a resgatar, não é por acaso.

    ResponderExcluir
  6. Caro Marlon.
    O artigo acima traz revelações importantes sobre o significado do "amar". Concordo contigo. Amar é algo comlexo. Amar verdadeiramente é um aprendizado. Amar não é algo que se persegue, ele vem ao nosso encontro. Cabe a nós termos a sensibilidade de descobrir, entre tantos sentimentos superficiais, banais, efêmeros, aquele que realmente nos fará evoluir. E nem sempre é o mais fácil, nem o mais tranquilo, nem o mais imediato.
    Devo confessar que nunca havia pensado em almas gêmeas de acordo a tua ótica. Mas tem fundamento, mesmo. Minha singela opinião é: chegamos muitas vezes a este mundo. E cada cada nova vida, cumprimos a missão maior que é a evolução espiritual. E nesta cartilha, aprender a amar - de verdade - é uma das lições mais importantes. Compreensão, respeito, paciência, são requisitos para "atingirmos o próximo grau..." Um grande abraço. Veri.

    ResponderExcluir
  7. Amigo Marlon!
    Muito interessante os assuntos abordados. Nós como seres humanos não gostamos muito de pensar, e suas reflexões levam à isso... Se quisermos evoluir temos que pensar(AGIR)muito.
    Quanto as almas gêmeas também acredito que existe várias, não só como homem/mulher, mas como seres em evolução que tem algum grau de ligação. Em relação a homem/mulher deve existir, mas são raros. Pelo menos essa é a minha opinião.
    Com carinho um beijo com saudades da Marisa!

    ResponderExcluir
  8. Já li diversos assuntos sobre alma gemea, vou te contar um segredo, as mulheres adoram este assunto, (rsrsrs) o q mais me chamou atenção foi que, a palavra alma significa o sopro de ar, masculino e feminino, num único ser vivente.
    Alguns povos acreditam que a alma reside no coração e que sai pela boca em forma de suspiro quando amamos e quando morremos. Isto explica porque as pessoas apaixonadas sentem um pulsar diferente no coração e suspiram tanto quando pensam no ser amado.
    Para atrair sua alma gêmea tenha certeza e tranqüilidade que esta pessoa tão amada vai chegar. Sem aflição e sem desânimo, mesmo se demorar um pouco, pois é provável que o universo esteja esperando o momento certo para este encontro.
    Não espere que sua alma gêmea venha até você atraída pela sua tristeza ou necessidade urgente de afeto ou dinheiro, nem se fixe muito na parte externa, na "embalagem". Prepare-se interiormente, tendo um coração cheio de amor. Não fique esperando que por alguém que lhe despertará este sentimento. Ame a todos os seres do Universo, pois irradiará esta energia até sintonizar com aquela pessoa especial.

    ResponderExcluir