Seguidores

quarta-feira, 24 de março de 2010

O Diabo existe?

Deus nunca foi nem nunca será uma ameaça. Você nunca conseguirá aborrecer alguém, querendo intimidar, dizendo para esse alguém que vai mandar Deus "pegá-lo", agora, se falar que vai mandar o Diabo lhe dar uma esfrega, por mais que não acredite, vai ficar no mínimo mais pensativo.
Muito mais por necessidade de adesão aos seus cultos que por qualquer outro motivo, é que as religiões primitivas inventaram a figura demoníaca. E até hoje é assim. É que não haveria razão para a maioria das pessoas procurarem as religiões se não houvesse o risco da 'tentação' do 'demônio'.
Lorota de quinta categoria, o diabo inventado é a principal mercadoria do mercadão público religioso. Por que será que as religiões não ensinam espiritualidade para seus adeptos ao invés de ensinarem todo o tipo de baboseira do tal 'lúcifer'? Pela mesma razão: Só a grande ameaça do inferno e seu hipotético líder é que sujeitam as pessoas à maioria dos ritos e credos religiosos. Não fosse isso, a maior parte das religiões comerciais já não mais existiriam.
Provocar o medo e adquirir fiéis. Assim vai se perpetuando o chifrudão e as criaturas loucas para expulsá-lo de suas vidas com a 'ajuda' dos espertinhos salafras que usam todo o tipo de coisa para o intento.
No fundo, o tal diabo é para algumas religiões o que o prego é para o borracheiro, a doença para o médico, a fome para o agricultor, a necessidade de teto para o engenheiro, o frio para o lojista, etc,etc. É a coisa que todos fazem combatendo, porém, sem nunca terminar. E não pode ser diferente, afinal de contas, só se ganha dinheiro com a desgraça alheia, desde que o mundo é mundo.
Diabo vai, diabo vem, e já se vão milhares de anos... e, pela lógica divina, onde fica o danadão?
É certo que Deus, criador de todas as coisas e cheio de todas as perfeições, não criaria um ser imundo, sequelado e revoltadinho a ponto de se rebelar. O que existe, isso sim, é a ignorância aguda das gentes encarnadas e, também, das desencarnadas.
A ignorância potencializada pelas soberbas tornam as pessoas rudes e brutas ao ponto de se autodenominarem "demônios" se desencarnados e "possuídos" se encarnados. Só que essa autodenominação não torna as pessoas indignas de Deus e nem por isso abandonadas por ele. Deus é infinitamente bom, justo e misericordioso, para tanto é Deus. Contudo não dar mole para a filharada, pois não permite que as falcatruas daqui passem batidas (veja O Carma), Deus não escorraça ninguém da tribo, podem ficar tranquilos. A ignorância de uma pessoa não é fator excludente para que ela não consiga ver a luz.
Desconheço, de igual forma a tão mal fadada maldade. Vejo que o mal, por excelência, não existe, pois, o que de verdade existe nas grosserias e conturbações humanas é a materialização da ignorância. Substitua sempre a palavra maldade pela palavra ignorância e entenderás os 'diabos', as 'magias', as 'possessões' e as demais loucuradas relativas a isso.
Você pode estar se perguntando nesse momento: mas O Mestre Jesus falava no diabo, não?? Não. Na verdade beijaram com a boca dele, ou seja, disseram que ele disse.
Muita coisa foi adicionada aos textos bíblicos ao gosto desse ou daquele para aquilo que melhor lhes convinha, infelizmente.
Dorme tranquilo, afinal o diabo não existe; mas nem tão tranquilo, afinal, se entendeu que o diabo não existe é por que terá que entender que todas as porcarias que acontecem ou aconteceram na tua vida é por culpa exclusivamente tua.


Marlon Santos

imagens da web
nova enquete, logo a baixo

8 comentários:

  1. Marlon, adorei!
    Texto fácil de ler, sutilmente jocoso (três beijos pelos desenhos - hehehe), mas se por um lado servirá de bálsamo para os que se preocupavam com a tal figura, a segunda parte da última frase, acabando com o "bode expiatório" vai provocar muita meditação...
    Como dissestes, "o lá de baixo" nada mais é que a materialização da ignorância.
    E salve-se quem puder (risos)... e quiser!
    Forte abraço no teu coração e parabéns pela inspiração!
    Cacá

    ResponderExcluir
  2. Em novembro de 1998, fiz uma entrevista com vc era pesquisa com colegas de aula, nem sei se vc lembra a pergunta era a seguinte...
    è verdade que o Diabo existe, o que é supertição e o que é verdade sobre isto? Sua resposta: O diabo não existe, existe espiritos, menos evoluidos, o diabo é mais uma justificativa dos nossos fracassos.
    È pobre criatura imaginaria de aspecto horroroso que leva as culpas e mágoas e ressentimentos que não são boas para nós.
    È meu amigo,este assunto e vários outros nós já debatiamos, como outra pergunta que foi realizada o que você sabe de sua missão aqui na terra? sua resposta: que seria muito polêmica, o tanto quanto construtiva. Objetivo desenvolver a fé coletiva.
    Aqui esta a prova disso assuntos bastante polemico, e muito construtivo.
    Ti adolo mutio...
    Que o Grande Arquiteto do Universo se faça sempre presente...
    Abraçossss

    ResponderExcluir
  3. Marlon, quando tu diz "Muita coisa foi adicionada aos textos bíblicos ao gosto desse ou daquele para aquilo que melhor lhes convinha, infelizmente". Eu fico pensando...então no que podemos acreditar realmente quando lemos a bíblia?! Será, por exemplo, que Jesus disse que dava a outra face para bater??!
    Agora tu me deixou encafifada...

    Bjoooo

    ResponderExcluir
  4. Oi Aline.Tudo bem?
    É difícil sabermos ao certo em qual a parte da bíblia podemos acreditar. Sugiro que o Sermão da Montanha no novo texto é algo que nos faz conhecer o verdadeiro pensamento de Jesus. A leitura bíblica é complicada mesmo. Não podemos esquecer que ela é uma coleção de textos juntados, daqui, de lá e de acolá. Quer dizer, não foi um livro escrito de capa a capa. Se pode entender que aqueles que fizeram o serviço podem ter mudado o conteúdo ao bel prazer. Quanto a Jesus ter dito sobre "dê a outra face se lhe baterem na outra", acredito ser verdade, pelo menos é um pensamento característico Dele como Evangelista. Sem contar que o ato de oferecer a outra face não é um ato santo ou maléfico, ao contrário. A bem da verdade, o que se faz com um indivíduo ao propor a outra face é, nada mais nada menos, do que empurrar para ele uma enorme carga cármica, quer dizer, se ele te bate numa face e depois te bate na outra, ele vai dobrar a conta do carma. Em outra citação ele fala de "não darmos pérolas aos porcos", em outro de "amarmos nossos inimigos". Em tudo isso está demonstrada a proposta de deixarmos a baixeza das coisas com os fúteis, não se indispondo e nem contraindo para si a energia ruim das coisas brutas. Não frases santas,angelicais. Encerram, isto sim, um contexto de experiência de vida, de alguém que sabe ao certo as consequências da lei de ação e reação.
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Primeiro, quem não deve não teme.Segundo, não há lógica em crer em tal loucura. Mas infelizmente a mente humana, por vezes é dominada por coisas supérfluas.

    ResponderExcluir
  6. Eu to bem!
    ok,entendi o que disseste,mas mesmo assim é bem complicado!
    Muito obrigada pelas explicações,me esclareceram bastante!
    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Oi Marlon tudo bem?
    eu sempre vou na excurção para cachoeira do sul,para consultar com vc.
    eu tenho 10 anos
    eu te adimiro muito d+++
    abraços

    ResponderExcluir
  8. Lindos Desenhos! Diabinhos vermelhos...Vermelho é a Cor do Amor, hehehehe... A Obra de Deus é Perfeita! O Diabo é o nosso inferno interior. Abraço.

    ResponderExcluir