Seguidores

quarta-feira, 31 de março de 2010

Sonhos...o que são?


Quando falamos de sonhos não percebemos que envolvemos a palavra num certo tom de poesia e lirismo. Isso dificulta compreender o sentido da palavra, além do mais, nossos conceitos mistificadores afugentam a razão e os conhecimentos mais profundos.
O sonhar poético é aquele que sublima a imaginação, levando nossos pensamentos a uma projeção hipotética, simbólica ou não, de algo que queremos ter ou viver.
Existe o sonhar mais clássico, aquele em que nos debruçamos em cima de um projeto e pode levar o nome de planejamento mental. Difere de sonho, na verdade. É que pagamos o preço desse enredo de palavras por que nossa Linguagem 'preguiçosa' se abstém de inventar uma palavra para cada conceito ou para cada objeto distinto. Dentro de toda a minha pequenez cultural sobre a Língua Portuguesa, por exemplo, fica impossível compreender que o banco que sento não é o mesmo que eu vou sacar dinheiro (ou pagar dinheiro).
Dessa maneira ocorre com o sonho. Chamamos de sonho uma série de coisas que, nem em sonho, são parecidas.
Nos deteremos na analise dos sonhos como experiências noturnas da mente. Aquela série de imagens e fatos que ocorrem enquanto dormimos, que as vezes nos tiram o fôlego ou simplesmente nem lembramos ao certo do que houve.
O cérebro trabalha mais precisamente com imagens. Ao pé da letra, os neurônios aprendem tudo ou quase tudo com formações 'gráficas'. Assim, formando ideias através de uma sequência de 'retratos', vai formando, também, a intelectualidade do indivíduo frente a todos os seus atributos, vontades e ânimos.
O detalhe que mais interessa é que o cérebro, para aprendizados cotidianos, sejam eles grandiosos, pueris, fúteis ou triviais, precisa dispor de lógica. Sem lógica, nenhuma dessas coisas ficará formatada ou entendida pela 'cachóla'. Compreenda, a exemplo, que numa sequência de fotos de imagens de um filhote de cão surja ao meio a foto de um rinoceronte e depois mais fotos do filhote de cão. A foto do rinoceronte poderá não ser considerada por ti conscientemente, mas será considerada pelo mecanismo cerebral como anômala ou inoportuna.
Toda a coisa considerada anômala para o cérebro será excluída da mente sob pena dele ficar avariado, pois a composição da memória e de todo aprendizado se estabelece no armazenamento lógico dos mesmos pela massa encefálica. Desse modo, ao dormirmos, o cérebro se desvencilha de toda a bagagem obsoleta quando arremessa para o plano de consciência Alfa ou Teta em forma de imagens e cenas tudo o que não assimila. Lembramos muitas vezes dessas cenas e imagens por que elas se tornam muito nítidas e palpáveis. No fundo, pra nossa mentalidade diária isso não tem grande importância. Muita coisa do que aqui digo alguns cientistas já sabem.
No que se refere a fatos que visualizamos enquanto dormirmos e se tornam verdades ao correr dos dias, a isso não podemos tratar por sonhos: são vidências ou premonições. Leia Premonição. Ocorrem por que ao dormir a pessoa, além de liberar o espírito da cela física, fica com a mente mais expansiva e sensível. Acaba por se transformar numa grande antena receptora ou emissora de fatos que envolvem a vida como um todo, sejam coisas espirituais ou mentais. O sono facilita o contato com os espíritos e também facilita as viagens astrais da alma. Veja Onde vão nossas almas enquanto dormimos?
Como podemos fazer, então, para reconhecermos se tivemos visões e premonições ou se foram 'deletes' cerebrais que ocorreram? Simples. Quando acontecer uma visão ou uma premonição de sono sentirás, pela disposição do teu corpo, que se trata do assunto. Terás a nítida certeza de que teu corpo viveu a experiência. Teu humor mudará, assim como teus reflexos, teus hábitos, tua respiração.
Bem! Agora as experiências daqui para frente são tuas. Detalhe: não precisa querer, elas serão espontâneas.


Marlon Santos
imagens da web

2 comentários:

  1. Marlon estava esperando este tema, eu sonho todas as noites ou de dia é só pegar no sono que viajo. Então, para acordar nossa capacidade de PREMONIÇÃO eu tenho que saber interpretar meus sonhos?
    Comente, sobre meditação.
    Bjokassss

    ResponderExcluir
  2. Marlon Santos ,queria agredecer em nome de minha familia e em meu nome (Eroni Ferreira de Moraes,Jhonatan,Rosangêla,Vitória) estamos muitos felizes pelo sucesso da cirurgia de longa distancia,estamos com saudades sua e em breve queremos voltar a Cachoeira do sul,somos grandes parceiros seus,meu sonho é trabalhar junto ao senhor,por que é um trabalho muito lindo que traz alivio da dor e sem olhar a quem,pode ser que um dia podemos acertar uma vinda a Dom Pedrito(RS),para realiazar uma palestra,uma grande abraço teh + ,esperamos resposta .email para contato:jhonatanmoraes79@yahoo.com.br...

    ResponderExcluir