Seguidores

segunda-feira, 22 de março de 2010

A Reencarnação


Infelizmente a reencarnação não é tratada com a devida seriedade por parte das pessoas. Cheias de reservas, pensam que isso é frente de pouca importância e que não merece consideração. Como sempre acontece com os fatos ou fenômenos espíritas, as preocupações com a reencarnação surgem depois de uma certa demanda de dor a que a pessoa se submete, geralmente a morte de um ente querido.
A reencarnação não é assunto de ser tratado por religião de nenhum tipo. Ela pode constar nas religiões mas não pode ser tratada como aspecto ou bandeira de doutrina de uma religião.
A reencarnação é o caminho natural das almas diante de sua escalada evolutiva, sem contar que ela não fica sujeita a crenças de qualquer tipo, pois ela é um meio, um mecanismo de crescimento espiritual.
Aí dizem: eu não acredito, isso não existe! Não tem problema. O fato de uma pessoa não acreditar em algo não torna esse algo inabilitado ou inexistente. Nesse caso, a reencarnação não é uma teoria, ela é uma condição de crescimento e não se sujeita a fé para acontecer. No entanto, é óbvio que se a pessoa não crê em Deus não tem predisposição a aceitar a reencarnação. Logicamente o que leva uma pessoa a estudar o assunto é o interesse dela no futuro da existência humana e, pelo que vejo, só tem esse interesse quem sabe que temos um Deus criador. Leia também: Temos Destino?
Aprender sempre e evoluir constantemente: esse é o lema da vida. Não se pode querer que essa vida se dê desobrigada do compromisso do aprendizado e não se pode querer que esse aprendizado se dê, tão somente, em algumas décadas vividas aqui pela terra.
A reencarnação surge como o remédio que cicatrizará as feridas das passagens e como o fôlego renovador de ânimo para atingir novos graus de conhecimentos indispensáveis aos espíritos.
Claro que o processo reencarnatório não se desenrola sem a comunhão do espírito reencarnador. Existe toda uma metodologia usada para a ação reencarnatória. Falaremos desse tema em momento oportuno.
Reencarnar é dar oportunidade a si mesmo de resgatar certos anseios cármicos que tanto atrapalham o progresso do espírito. Leia O Carma, neste blog.
Não queira vir para este universo e fazer com que sua estada por ele fique restrita a uma só profissão, a um só tipo de tendência ou a só um tipo de pensar. Isso não acontecerá. Para tanto existe a reencarnação, cuja atividade é a única capaz de patrocinar novos rumos de conhecimentos e acessos a novas fontes de conhecimentos.
A não ser que você seja uma exceção à regra, estilo 'super-super-super-homem' e consiga aprender tudo o que terá que aprender em uma só passagem pela terra, ou pense que basta aprender só um pouquinho durante a vida eterna inteira, vivendo para sempre de contemplações e adorações. A encarnação faz com que deixemos para tras os maus hábitos e os traços desgraçados das experiências.
Estude muito sobre esse tema, pois além de fascinante, será útil para você e toda a sua família, sempre.

Marlon Santos
imagens da web

enquete logo abaixo

9 comentários:

  1. Olá Marlon! O tema é realmente instigante e controverso. Para algumas pessoas, como eu, é difícil posicionar-se em crer ou não. Como a minha parte espiritual não é muito desenvolvida eu acabo analisando a questão por vários espectros. Teu texto contribui por ser muito claro e objetivo. É o tipo de leitura que expande nosso conhecimento. Grande abraço!!!!

    ResponderExcluir
  2. Temos a necessidade de reencarnar, precisamos nos "aperfeiçoar" em busca da perfeição. Precisamos "organizar" nosso Espírito em condições de cumprir sua parte na obra da criação. E como dizia Karded,"apenas uma existência corporal é insuficiente para que o Espírito possa adquirir tudo o que lhe falta em bem, e se desfazer de tudo o que há de mal em si."

    ResponderExcluir
  3. Grande Amigo...
    ...reencarnar, mais que uma oportunidade de adquirir novas fontes de conhecimento e aprimoramento, é certeza de encontrar espíritos de imensa luz que levaremos daqui, na mente e no coração, para sempre!
    Muita inspiração pra tua mente!
    Muita paz pro teu coração!
    Abraço da Cacá

    ResponderExcluir
  4. desculpa escrevi tanta coisa e quando vou postar diz que nao foi possivel..vamos ver se amanha consigo comentar..pois é um tema muito bom e esclarecedor..

    ResponderExcluir
  5. Oi sou a Sandra, Marlon tenho muita fé em vc.

    Fique com Deus!

    Obrigada por tudo o qeu vc faz por nós!

    ResponderExcluir
  6. Oi "..."(como não sei seu apelido ou como vc é chamado pelos íntimos)HEHEHEHEHEHE
    Continuam ótimos seus temas, e esse em especial gosto muito! Não tenho dúvida que viemos aqui para evoluir.
    Um abraço com carinho

    ResponderExcluir
  7. Oi Marisa! Não tenho apelido mas já me sinto teu íntimo e muito honrado de seres minha leitora, asim como honrado por todos os outros. Sugira o tema que desejares que venhamos a debater aqui. Abraço!

    ResponderExcluir
  8. O homem carrega consigo uma bagagem mais refinada de energias, mas um corpo denso mais preparado para os desgastes e embates que enfrentará pela escada evolutiva.
    Não trás mais o couro resistente nem os músculos poderosos, esses ao longo da evolução não foram suficientes para ser o mais forte. Foi à inteligência, o raciocínio que deram ao homem o senhor de todas as espécies, vivendo e se adaptando em qualquer parte do planeta e será também fora dele.
    Quando o homem nasce trás consigo, uma energia poderosa, o seu espírito. Este é o seu legado, uma energia bruta, mas capaz de se refinar, capaz de pertencer as mais finas e vibrantes energias do universo. ( Reflexão...)
    Nasce no homem um grande conflito, sua guerra pessoal, vencer seus próprios instintos. A racionalidade, trás a livre escolha, o DESPERTAR DA CONSCIÊNCIA, onde ele pode desenvolver a capacidade de pensar e escolher, o Livre Arbítrio. Isso nasce com o EGO, com a individualidade, a capacidade que faz com que um ser humano não seja exatamente igual a outro, como são os animais, que agem por instintos e hábitos previsíveis. Eis a evolução! Crescer, crescer, crescer...
    Nesta batalha de se tornar um ser humano, espiritualmente está falando de energias primárias, pesadas, que apenas sonha em ser um Deus, pois trás na sua estrutura espiritual essa energia ainda cheia de impurezas, precisa ser tratada, lapidada, esculpida, passar pelo ar, pelo fogo, pela terra, pela água, nascer e renascer quantas vezes for preciso, para refinar-se, sutilizar e transcender para dimensões superiores, libertando-se dos ciclos reencarna tórios.

    ResponderExcluir
  9. Oii, desculpe se falar alguma bobagem, é que não conheço muito bem o Espiritismo, estou vindo a conhecer agora. E tem algumas coisas que não consigo entender muito bem a respeito da reencarnação. Pois já li a Bíblia e não é mencionado a reencarnação, pelo menos não de forma clara. Gostaria de saber quando surgiu essa crença em reencarnação, se foi revelado ou como foi...
    Obrigada pela atenção e desculpa se falei alguma bobagem.

    ResponderExcluir