Seguidores

quinta-feira, 4 de março de 2010

Temos Destino?

As pessoas possuem livre arbítrio, logo, não podem ficar expostas a sujeições e ditames de qualquer ordem ou natureza. Assim, é imperioso pensar que não há nada traçado pelo mundo dos céus para nossa vida, salvo quando existe alguma disposição de resgate de dívidas geradas durante alguma passagem. Mas para isso se dá o nome de carma.
Detalhe interessante, é que confundimos essas figuras. O que é certo como diretriz divina é a destinação dos espíritos para a evolução. Se pensares nisso como destino, aí sim, se pode pensar que ele existe. Ou seja, o destino de todos é evoluir sempre. É regra da natureza, é regra divina.
Baseado nisso, se pode afirmar que a ninguém é imposto uma destinação que não essa de evoluir sempre. Seja do jeito que for, evoluir, andar pra frente é a destinação, qualquer outra coisa é insustentável do ponto de vista da liberdade nata das pessoas filhas de Deus.
Logo, se a direção é evoluir, não pode ser subjugado e tolhido que um vivente vai conseguir tal êxito. Claro, não se pode falar aqui das questões visceralmente cármicas que se desenrolam na vida de algumas pessoas que, por imputação, e com isso acabam adquirindo certos liames. Mas não se trata de destino, pois é a consequencia de alguma ação.
É certo que as pessoas num tipo de senso comum, por poesia ou por desculpas, tendem a acreditar num mundo de destinos, cujo objetivo dos acontecimentos ficaria sempre a encargo do que 'já estava escrito'. Não é assim, é você que escreve o seu futuro. É você que constrói a teia da própria vida.
No entanto, é mais fácil acreditar que um destino traçado lhe roubou o sucesso, ao invés de pensar que as próprias falhas, as tuas falhas, são as verdadeiras responsáveis pelo fracasso.
Infelizmente, a palavra destino vem sendo empregada sem critério e sem pudor. O que temos que saber e ter certeza, é que a misericórdia divina jamais faria de nós marionetes imbecis, como se fossemos desprovidos  de pensar e de progredir. Não podemos, nem em sonho, atribuir a Deus uma aberração desse tipo: Ele jamais poderia fazer uma intervenção burra na vida de um seu filho, sob pena de inverter e corromper a ordem evolucionária.
Essa possibilidade de termos um 'destino traçado' chega ser ridícula, fraca. E mais, não envolve crença, não é uma questão de acreditar, é uma questão de sermos mais conscientes e sabermos que tudo o que fizermos vai gerar algum tipo de reação, boa ou ruim. Mas, colher o fruto bom ou ruim dessas ações não é consequencia de uma vida predestinada, e sim a consequencia das atitudes, boas ou más.
Pensemos com mais razão e, assim, veremos que temos que abrir mão o quanto antes de todas essas coisas que não passam de remédio falso para as indisposições corriqueiras de nossa alma vil.
 Se você é daqueles que está pensando que Deus é que manipula seu caminho ("destino"), abra bem os olhos, pois, provavelmente você pode estar sendo vítima de um falso deus. Pode ser o seu vizinho do lado, ou, quem sabe, alguém la do outro lado do mundo que saiba que você é uma pessoa que prefere pensar com os outros. 

Marlon Santos
Imagens da web

9 comentários:

  1. Este é um dos assuntos mais interessantes a ser discutido. Gostei muito da tua perspectiva de análise. Diria até que muitas pessoas creditam o fracasso ao destino, como desculpa pela falta de vontade de lutar por algo melhor. Assim como o sucesso, pode acontecer da mesma maneira. Um abraço, Marlon, teus artigos são leitura diária e obrigatória. Parabéns, amigo!

    ResponderExcluir
  2. Toda a ação tem uma reação, portanto faça acontecer! Evoluir é a ordem! Vamos nessa...

    "não importa se chorei ou se sorri, o importante é que emoções eu vivi!"

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Então Marlon...!
    Aprendi a refletir sobre a VIDA todo dia, quando leio o teu blog.
    Obrigada pela luz e por lembrar que o DESTINO CERTO é o AMOR!
    Deus te abençoe!
    Sandra

    ResponderExcluir
  4. "Tudo que você faz é para você mesmo!"
    "Somos escritores do nosso próprio destino!"
    "Cresça, independente do que aconteça!"

    ResponderExcluir
  5. "o futuro é o presente e o presente já passou..." (Pitty)

    Viver é construir o destino.
    Abraços.
    Veri.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo artigo!

    Acredito que só crescemos integralmente se tivermos que aprender através das nossas escolhas.

    É muito cômodo apenas acreditar em destino, pois esta atitude nos isenta do julgamento. Temos que ser autores da nossa própria vida!

    Abraço,

    ResponderExcluir
  7. Oi, Adri e demais seguidores e seguidoras. Em seguida postarei mais assuntos atinentes a esses intrigantes e mal tratados temas que envolvem a vida. By

    ResponderExcluir
  8. Li um livro acho que foi o ano passado,Os versos de Ouro (Pitagoras),que me recordei agora de uma passagem...

    "Não te acostumes a viver maquinalmente, mas reflete bem que a morte é o nosso destino comum e que as riquezas materiais podem adquirir-se ou perder-se com a mesma facilidade.
    Contra o destino que te haja sido marcado pelas leis divinas, por mais rude que seja, não te revoltes contra ele, suporta-o com serenidade, esforçando-te por melhorá-lo quanto possas. Os deuses, com efeito, preservam os virtuosos dos maiores males.
    A verdade e o erro encontram-se misturados nas opiniões humanas. Abstém-te, pois, de aprová-las ou rejeitar totalmente, a fim de conservares a tua harmonia. Se o erro triunfa momentaneamente, afasta-te e aguarda com paciência.
    Não se deixes arrastar sem reflexão pelas palavras e atos de outrem. Fala e procede somente quando a tua razão te houver indicado o mais justo caminho...
    Intrua-se, instrua-se, intrua-se...
    Hoje deu minha cota, ainda tenho aula daqui a pouco rsrsrs
    Meus neuronios não fazem mais sinapses...
    Abraçsssss

    ResponderExcluir