Seguidores

sábado, 15 de janeiro de 2011

Deus e os Desastres Naturais






As catástrofes naturais no Brasil e no mundo põem a prova os sentimentos religiosos e as crenças de todas as pessoas. Se de um lado tem aquele que agradece a Deus por ter se saído 'bem' de uma tragédia, de outro tem aquele que alucina pensando onde Deus foi parar quando teve sua família inteira soterrada por uma avalanche. É assim, de modo sucessivo, desde que o mundo é mundo, mas agora que a comunicação é mais intensa e abrangente as coisas se espalham com grande facilidade.
Ora, Deus está sempre presente, mas nossa condição de pensarem Deus é que é defasada e quase tosca. Ao imaginarmos Deus de maneira humana, com jeito e sentimentos imaturos como os nossos, que ainda estão sendo desenvolvidos, não percebemos que estamos limitando o Ser Divino e lhe imputando trejeitos humanos com suas futilidades e fé quebradiça. O contexto, no caso das catástrofes, é que deve ser verificado. A amplitude e o prisma das ações é que devem ser discutidos e pensados.
Deveras ser uma tragédia natural algo terrível do ponto de vista social, ela é absolutamente normal do ponto de vista da natureza. Tal acontecimento é cíclico na Terra, mas nós não sabemos interpretar esses ciclos nem quando que eles se manifestam ou se manifestarão. Em tempos remotos, ainda nas cavernas, o homem já se deparava com esses acontecimentos horríveis e suas reações, desde lá, têm sido as mesmas: choros, escabelos, ranger de dentes, desespero, inconformação, etc.
A catástrofe sempre nasce pronta e sua consequência óbvia é sempre destruir em grandes proporções, de tal modo que a única e maior coisa possível que um ser humano pode fazer é assistir os acontecimentos e tirar proveito pedagógico de tudo.
Em verdade, vivemos em um Planeta que não oferece estabilidade natural em lugar nenhum. Jesus já chamava a atenção para aqueles que 'ao invés de construírem suas casas em terreno falso ou areia, que as construíssem em cima das rochas', onde ficariam mais seguras. Embora seja uma figura de linguagem, por via do acerto ele tinha razão, como sempre, mas hoje é possível convir que, mesmo em cima da rocha a construção não é tão segura o quanto parece, tendo em vista os últimos acontecimentos no Brasil.
Infelizmente nosso mundo vive uma falta de consciência sobre Deus e por esquadrinharmos Ele a nossa maneira acabamos vivendo o mais absoluto degredo de espiritualismo e religiosidade.



A Terra, como já falado em textos anteriores, está deixando de ser um local de expiação e passando a ser um local de evolução pura e continuada. Começa agora esta fase que se materializa em bases como solidariedade e fraternidade; onde riqueza e pobreza serão conceitos e riqueza geral a meta; onde os acontecimentos passarão a ser observados pela ciência e pela religiosidade com fé raciocinada; onde os seres humanos passam a usar mais o bom senso para com seus iguais; onde não poderá mais viver lado a lado a discrepância cultural nem o acomodado e o trabalhador; onde os ombros serão usados para dividir o peso do projeto, mas nunca mais para um apoiar o pé do outro.



Por essas razões, espíritos que ontem desencarnaram em razão desses desastres, hoje já estão entendendo o propósito de tais traumas e, se pudessem e tivessem a liberação de falar algo para nós, com certeza diriam o seguinte: Só o amor é a lei absoluta que deve ser seguida; que não deixemos só para os momentos de dor e angustia a materialização da fraternidade; que não fiquemos bravos com Deus, pois só nesses momentos de consternação é que podemos ver e sentir com clareza quão divino um ser humano é; que a reconstrução de uma casa, por maior que seja, é nada quando junto está sendo construída a doçura e a candura dos espírito do humano; que os labores advindos de todo o trabalho de refazer o lugar está condicionando às almas que os valores humanos passam a vigorar com mais brilho; que temos que usar melhor nossa liberdade e nossa natureza para que, assim, não precisemos ser mutilados pela dor para alcançar o conhecimento; que, por fim, Deus não precise mais escrever por 'linhas tortas o que quer dizer em linhas retas'.



Deus está acima de tudo, justamente porque só olhando de cima é que se vê que por aqui não se tem vista de nada.



Marlon Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário