Seguidores

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Os Astrólogos e os Astrônomos



Surge agora mais uma polêmica sobre os Astros e os os Céus nas atividades astrológicas e astronômicas. Parece que um novo signo está surgindo e que o calendário atual está bem ultrapassado.
Ora, o que temos em mente que seja o tempo? Tudo! Menos a realidade. Qual o ser humano se percebe que, na verdade, o tempo não passa, nunca passa, somos nós que passamos, nós que envelhecemos. Daí, se analisarmos as conjunturas todas, veremos que em partes todos têm razão, mas tratam suas ciências como exatas, absolutas, imutáveis e acabam dando margem para o ridículo.

De um lado estão os astrônomos, predestinados a vasculhar todo o firmamento e trazer a tona o espetacular mundo das estrelas e dos corpos celestes, e se arriscam inclusive a falar no tecido espacial e sua curvatura, somado aos detalhes de um buraco negro e a sensualidade de uma super nova. Do outro lado estão os astrólogos, vislumbrando que os alinhamentos dos astros e suas posições universais interferem até mesmo na disposição que o bebê tem de mamar. Ambos têm razão.
Neste Blog já falamos sobre a influência dos astros em nossa vida, esse texto pode ser encarado como um complemento daquele. Só serei mais incisivo ao dizer que Astrólogos, no geral, se perdem muito quando mistificam demais suas teorias e conhecimentos, e Astrônomos radicalizam demais quando pensam que sua ciência demonstra tudo. É certo, no entanto, que uma coisa nada tem para ver com a outra, pois as ligações são mínimas, mas ambas lidam com os melindres da curiosidade humana, que é nata e ambiciosa.
Não se pode negar que a Lua interfere no corpo humano, física e psicologicamente, assim como qualquer estrela ou qualquer lua que esteja muito próxima ou muito distante da Terra. Qual a razão para isso? Bem, se a lua é capaz de espremer um Oceano inteirinho fazendo-o botar água para fora, sobre o corpo humano ela não produziria efeito nenhum? Convenhamos...



O problema não é o surgimento de um novo Signo, mas e sim de vários, pois de quadrante em quadrante desse universo vários alinhamentos ainda serão descobertos, assim como será descoberto a relação elementar que cada ser humano tem com as combinações atômicas dos corpos celestes. A Astronomia acabará por entender que os Astrólogos têm muitas razões para suas técnicas e os Astrólogos ficarão boquiabertos ao perceberem que seus mapas não bebes de ainda pouca vida perto das descobertas que aí estão chegando.



Não sejamos tão radicais, lá na frente todos se encontrarão, esses homens que lidam com os Astros, uns místicos holísticos, outros cientistas, holísticos também...



Marlon Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário