Seguidores

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Como fazer a amizade ser eterna


Ninguém fica inimigo sem antes ter sido amigo, ditado inventado por mim mesmo. É a lógica. Se alguém não gosta de você, mas não te conhece, então o não gostar é artificial e pode ser desfeito no primeiro contato.
Muita gente odeia sem saber porque sente ódio. É a aversão da aparência, assim sendo esse ódio é infundado e está mais para ojeriza que para ódio. Na essência, não gostar de alguém é um misto de ciúme, inveja e aversão. O ódio fatal, propriamente dito é mais raro e, acredite, não tem relação com a mágoa, tem relação com despeito. A mágoa é tão ruim que normalmente as pessoas brigam, discutem e voltam às boas novamente, mas as picuinhas que fustigam uma amizade e causam o despeito e o afastamento sempre são banais e medíocres. Quando acontecem as pessoas deixam de se procurar e se relacionar, acabando, assim, com a amizade.
A amizade tem que ter limites para poder se perpetuar. Esses limites devem ser respeitados, caso contrário as fragilidades dos amigos se sobressairão, de modo que, se sobressaindo, as fraquezas passam a ser vistas e lembradas. Como as pessoas não gostam de mostrar e nem de lembrar de suas fraquezas e fragilidades, acabam se afastando de seus amigos/confidentes, pois ao invés de amigos, se transformam ou são transformados em verdadeiras agendas podres da vida um do outro.
Jamais seja 'o espelho da bruxa' do teu amigo. Tal espelho um dia será quebrado. Atente para que a amizade não chegue na intimidade da outra pessoa, na intimidade de excesso, aquela que sabe todos os detalhes da vida do outro.
Seja prudente. Não aceite confissões: ofereça o ombro. Não queira saber porque o amigo chora: de o lenço para ele secar as lágrimas. Não dê conselhos: leve-o para passear; Nunca diga pra ele voltar ou deixar de alguém: Apoie a decisão dele; Não vá muito na casa dele: Deixe a saudade fazer a parte dela; Esteja sempre pronto para ajudar teu amigo no que for preciso, mas não empreste dinheiro para ele.
Por fim, não misture amizade e trabalho, e se acontecer, seja profissional sempre, do contrário tudo ruirá: muitas vezes você salva o amigo porque deu o emprego para ele, e então você é o salvador dele, logo, quando demiti-lo, você não passará de um ingrato, cruel e desumano, sem contar que ele será sempre vítima...e, pior: perderá o amigo para sempre...


Marlon Santos

2 comentários:

  1. A amizade é uma virtude pura e desinteressada, é livre e espontânea; é um carinho cheio de abnegação, um laço indivisível muito estreito; é um sentimento muito fundo, firme e duradouro. Por isso, os antigos Romanos simbolizavam a amizade como uma jovem vestida de branco, coroada de mirto e de flores, levando em sua mão direita dois corações encadeados, enquanto que sua mão esquerda assinalava seu peito aberto até o coração: Ali se lia "de perto e de longe", em sua frente "inverno e verão" e na franja de sua túnica "a morte e a vida". Dali que Cicerón precisou que "a amizade é eterna" e que "o amigo certo se conhece no fato incerto". Como os raios do Sol, a amizade vivifica na noite da incerteza, porque é amor e é caridade, é bem-estar para quem recebe seus eflúvios. Bjão

    ResponderExcluir
  2. Olá querido Marlon!
    É bom de mais ter amigos verdadeiros, mas para isso temos que tbm ser verdadeiros. Respeitando o outro como um ser humano único e diferente de nós, admirando suas qualidades, não esquecendo que poderemos nos decepcionar com eles(suas atitudes) e tbm poderemos decepcioná-los. Jamais sendo íntimos demais,pois assim nenhuma amizade perdura.

    Obrigado por tudo!

    ResponderExcluir