Seguidores

quarta-feira, 30 de junho de 2010

A sociedade não é mais machista?


A sociedade só não é machista para aquilo que convém para os homens, e é uma pena que a maioria das mulheres não enxergam isso. Os movimentos parcos da igualdade democrática para as mulheres relegou para elas uma série de falsos ou incipientes direitos, cumulando, na verdade, com mais deveres e desaforos do que com benefícios.
Não vai faltar um machão para dizer que "pelo menos já é um começo", nem uma machista para dizer "que assim já tá bom demais", no entanto alguém tem que falar. Que seja eu, ao menos fazendo a minha parte.
Se é verdade que as mulheres, hoje, têm mais liberdade sexual, só é verdade porque isso foi mais vantajoso para os homens. Desse modo, uma série de desvantagens naturais das mulheres parece não existir (eu não sei da onde que as mulheres tiram fôlego para suportar tanta discrepância da natureza).
As legislações ludibriam os conceitos de machismo e o machismo segue existindo, senão velado ou escachado, colhe os frutos de uma sociedade que se engana. Se uma menina que começa sua atividade sexual aos doze ou treze anos, passa a ter a visão ou a ilusão de maturidade prematura e pensa que, por isso, está fazendo algo grandioso, só verá que a liberdade lhe deu falsas expectativas quando, para ter um emprego, o entusiasmo de quem lhe acha mulher aos doze para fazer sexo, não lhe acha competente o suficiente para lhe dar um emprego aos dezesseis.
Assim ficou desigual. Quero dizer: não que alguém que faz sexo prematuramente vai deixar de ter competência, mas a sociedade é tão machista ao ponto de agir assim.
As mulheres movimentam o mundo, é uma dó que não sabem do valor que detêm em suas capacidades.
É cultural a mulher ficar em segundo lugar em nossa sociedade. Se um casal vai sair de casa em um carro, automaticamente o homem tem preferência para dirigir, por exemplo. E pelas lástimas das perfumarias legais, parece que tem profissões e atuações que necessitam ser femininas, não que tenham que ser, é que o machismo é abrangente e poderoso e a maioria das mulheres são machistas sem se dar conta. Quer ver? Deixa eu aparecer de roupa rosa lá na casa da minha mãe para ver se ela não vai ficar de cara comigo! Imagina a sena? Eu imagino, pois para todo o mundo só mulher tem o direito de usar cor de rosa. Que abuso...
Se valorizem mulheres. Façam o que é bom para vocês, discretamente, sem grandes confianças, sem tolices, crendices ou platonismos simplórios; sem cair em conversa velhaca nem em insinuações de amizades fortuitas; conheça o velho ditado que afirma: 'não basta ser honesta, tem que parecer ser também', pois a nossa sociedade vive de aparências e tu só vais mudar isso com prudência.
Vejo muita mulher no Orkut reclamando que os amores estão escassos e participando de comunidades de desabafo e desatino. Isso ocorre porque as mulheres fazem o jogo dos homens, e os homens passam, sem querer, mas já querendo, a banalizar os romances por pensarem com machismo e porque é bom e cômodo.
A mulher pode fazer o que quer e mais que qualquer homem. No entanto, é preciso haver zelo por parte dela e muita discrição.
Toda a mulher tem que ter mais intenção de ser independente, e, principalmente: reconhecer antes de fazer as coisas, se o que está fazendo é vontade sua ou de outra pessoa, seja homem ou mulher.
É nuita falácia...

Marlon Santos

4 comentários:

  1. Oi Marlon!
    Detesto ter que admitir mas, nós as mulheres, ou pelo menos uma boa parte, somos as culpadas por abrir lacunas, permitindo essa sociedade machista.Às vezes por comodidade, ás vezes por não poder abraçar todas as causas diárias...
    Mas, ainda o que me consola, é que existem mulheres que mostram a que vieram, e essas são nosso orgulho...
    Beijos grandões...

    ResponderExcluir
  2. UHUUUU!!! Gostei!

    12512 beijos
    +
    12512 abraços

    para ti...

    ResponderExcluir
  3. Era uma vez... numa terra muito distante...uma princesa linda, independente e cheia de auto-estima.
    Ela se deparou com uma rã enquanto contemplava a natureza e pensava em como o maravilhoso lago do seu castelo era relaxante e ecológico...
    Então, a rã pulou para o seu colo e disse: linda princesa, eu já fui um príncipe muito bonito.
    Uma bruxa má lançou-me um encanto e transformei-me nesta rã asquerosa.
    Um beijo teu, no entanto, há de me transformar de novo num belo príncipe e poderemos casar e constituir lar feliz no teu lindo castelo.
    A tua mãe poderia vir morar conosco e tu poderias preparar o meu jantar, lavar as minhas roupas, criar os nossos filhos e seríamos felizes para sempre...
    Naquela noite, enquanto saboreava pernas de rã sautée, acompanhadas de um cremoso molho acebolado e de um finíssimo vinho branco, a princesa sorria, pensando consigo mesma:
    - Eu, hein?... nem morta!
    Luís Fernando Veríssimo

    Quando o príncipe, deixa,se subentender, as suas intencoes acima, aja imediatamente como esta inteligente princesa!
    Lembrando que, quando acontece isso,atitude de extrema ''machise''.Mulheres, afastem-se!! A opcao sexual ainda nao está bem definida ou, o tal príncipe já a tem definida e quer somente enganar o torcida, em favor dos seus interesses pessoais!!!

    Esses, seus assuntos, me fazem refletir e expor idéias que nunca havia exposto ao grande público! Parabéns!!
    Voce sabe cativar e chamar o leitor a interagir com sua escrita...

    ResponderExcluir
  4. Saber falar com ética é sabedoria, mas saber ouvir é muito mais, pois o homem que sabe falar com respeito, com educação, com amor, naturalmente saberá também ouvir. A visão e a audição devem ser educadas, tanto quanto as palavras e as maneiras.o conhecimento que o mestre lhe transmite é absorvido sem qualquer dúvida ou reacção, até o momento em que se torna capaz de emitir, por sua vez, conceitos superiores e que podem até conduzir ao sadio debate. Há algumas coisas que são lindas demais para serem descritas por palavras. É necessário admirá-las em silêncio e contemplação para apreciá-las em toda a sua plenitude. São necessárias tão poucas palavras para exprimir a sua essência.Um olhar diz muito mais que um jorro de palavras...

    ResponderExcluir