Seguidores

quarta-feira, 2 de junho de 2010

O Amor e a Relação Conjugal


As nuances de uma relação conjugal e os paradoxos do 'Amor'.
A vida de uma pessoa é composta de altos e baixos, de glórias e inglórias, de perdas e ganhos. Assim, existe uma diferença profunda entre a vida de uma pessoa e outra, pois de uma avalanche de desdobres cotidianos, surgem os descompassos que dão o norte para as coisas da vida, inclusive para as relações e para o amor. Relações descompassadas existem aos montes. É quando objetivos, metas, famílias, culturas, idade, tempo, compromissos sociais e maritais não permitem desencadear uma relação que poderia ser maravilhosa, mas que não é, e ás vezes não é nem relação. É a força das circunstâncias. Então, uma pessoa pode conhecer outra desde a infância e nunca ter a condição de dizer para ela que a ama. Pode ocorrer de igual modo, que tenham uma relação secreta e fora das situações conservadoras, já que a situação secreta atinge os objetivos sentimentais, embora não atinja os objetivos sociais. Leia Traição, aqui neste blog.
Os descompassos das vidas também acabam com as relações afetivas, de modo que passa-se a repudiar a pessoa, ainda que tal pessoa morra de amor verdadeiro e sincero. É que o amar é muito pessoal e o fato de que alguém sente amor não desencadeia o amor do outro. Afinal amor não se forja, ele é espontâneo, e dois amantes só se darão bem quando ambos tiverem sentimentos espontâneos.
O que mais aniquila relações de amor é o formalismo social. O amor não fica enclausurado. O amor é egoísta e só pensa nele, tem luz própria e vida própria. Uma pessoa presa pode sentir amor mas não pode manter um casamento. Sem contar que muito casamento é prisão, muito namoro é prisão, muito noivado é prisão.
Sentimento de cumplicidade é coisa do amor. Sensação de compromisso é coisa de leis, coisa da sociedade. É o formalismo.
Uma relação só poderá dar certo quando não haver descompasso e nem formalismos. Quando houver romantismo e desejo, liberdade e preservação da intimidade. Leia A falta de desejo a falta de atração.
A sensação de compromisso e o relaxamento da beleza e da sensualidade botam no lixo a vivificação dos sentimentos. A invasão da intimidade da outra pessoa acaba com a magia necessária e com o clima que propicia os grandes sentimentos. Veja A Sensualidade.
Amar é atributo da alma, casar é coisa deste mundo. Casar e amar nunca dá certo. Amar e casar nem sempre dá. Se quiser amar e continuar casado com quem ama, não sufoque nunca. Não destrua a personalidade da outra pessoa, não puxe ela para baixo, não humilha ela e veja nela uma pessoa humana. Agora, se você tem uma relação que começou descompassada, aí, meu amigo, minha amiga, continuará tudo como aparência.
De outro lado, se você é daqueles ou daquelas que tá sempre intransigindo ou 'resmungando' porque não tem humildade para dar carinho, e que ao invés de dar valor fica esnobando, prepare-se: quando você perder é que vai aprender a ser maleável, tolerante e amoroso, só que daí poderá ser tarde demais...Mas nem esquenta, vais começar uma outra relação descompassada, etc, etc.
O amor é divino quando é tratado de modo sublime. Ponto.
Marlon Santos
Imagens da web

9 comentários:

  1. Marlon, foi o melhor texto que tu escreveste, sem sombra de dúvida. Simples e direto ao ponto.
    Parábens!!!!
    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Hoje vejo que esse “tema de casa” sobre sentimentos de amor vêm para todo mundo, e não importa a idade.
    E não há criatura que, vivendo tempo suficiente para conhecer as nuances do sentir amor por outra, não tenha se defrontado, mais dia menos dia, com esses pensamentos.
    E é justamente na ESPONTANEIDADE que você fala, que tudo acontece. Quando a gente nem está ligado, ou sequer pensou que algo fosse se desencadear com determinada pessoa, e de repente plim... de uma hora pra outra se vê pensando...
    Certa feita me disseram algo bem simples e verdadeiro... que para haver relacionamento, namoro, casamento, era preciso haver amor correspondido.
    Buscamos o amor-confiança, o amor-sintonia, o amor-desejo, o amor-magia... Tudo o que resta são convenções, são formalismos inúteis, são tendências que mais se prestam a robotizar o amor, a engessá-lo.
    Amor não combina com padronização, muito menos com satisfações sociais ou aparências.
    Bom mesmo é o AMOR-LEVE, nem muito forte, nem muito fraco, mas numa velocidade boa!!!
    Como podes ver Marlon... artigo inspirador!
    Parabéns!
    Abraço da Cacá

    ResponderExcluir
  3. Os postulados que conhecem o Amor sabem, que...
    Este não tem donos, não é um negócio, não é uma profissão. O amor nos abre os olhos para muitas verdades pacificas e doces e nos dá a oportunidade de conhecer e admirar, em um objeto único, o que não havíamos tido, nem em idéia, concebido em mil objetos diversos. E com isso se alarga nosso horizonte e mais se estende o alcance de nosso coração. É para poucos, no fundo da humilde vida do justo só são inalteráveis aqueles que se enriquecerem em cultura, saúde, espiritualidade e como conseqüência natural obterem sucesso para levar uma vida tranqüila e de qualidade. Do que aprende na convivência conjugal mesmo sendo, comportado e amoroso? Raramente se machuca com pequenos detalhes de comportamento, pois sua condição de eterno aprendiz o condiciona a estudar e pensar, a pensar antes de falar. Ficar acomodado e inerte é inútil...

    ResponderExcluir
  4. ENFIM...O amor...Nos enfeitica o coracao,é cativante, nos faz sorrir, é radiante; é um sonho que, quando passa para a realidade é como se nosso ser ganhasse asas conseguindo voar pra qualquer lugar do universo.
    ''O amor não fica enclausurado.''(MASR)
    O AMOR A TUDO SUPERA.
    LINDO! LINDO!!!PARABÉNS!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Realmente o Amor não humilha,não esnoba; mas, se assim o for, certamente não é Amor. Esse, porém, é um sentimento que não sobrevive sem admiração e respeito. Existindo esses dois, os demais sentimentos são consequências. Adorei o artigo.

    ResponderExcluir
  6. "Amar é atributo da alma, casar é coisa desse mundo...Afinal,amor não se forja, ele é espontâneo"
    Em um relacionamento deve haver parceria, respeito,cumplicidade e admiração pelo outro. Respeitando a individualidade de cada um.

    "Há alguma coisa ali..."(Chénier)

    Parabéns Marlon!
    Um fraterno abraço. Se cuida...

    ResponderExcluir
  7. Nossa, q texto lindo... casar e amar nao!
    Amar e casar sim!!! Ter humildade, ver o outro...
    me emocionei....
    Mt lindo, assim cm tds temas q vc aborda!
    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Vcs podem sugerir temas também. Abraços, Joise

    ResponderExcluir
  9. quando a crença cair eo mundo velho tombar estaremos mais proximos de nossos irmaos entao reconheceremos que somos iguais perante nossos criadores a atitude faz diferença parabens meu irmao

    ResponderExcluir