Seguidores

quinta-feira, 1 de julho de 2010

A Espiritualidade e a Demanda Artificial


Demanda artificial é tudo aquilo que está acima da demanda natural e normal das necessidades do ser humano. Pode ser material ou abstrato. O que é certo é que a demanda artificial é a classificação de tudo aquilo que é obsoleto, que por ser demais não curtimos, não aproveitamos. Pode ser fruto da nossa avareza, da nossa gula ou da nossa ganância.
A demanda artificial não é a riqueza acumulada, é a coisa que se tem sem finalidade, é aquilo que se faz sem sentido ou sem pensar. Demanda artificial, para a espiritualidade, não é o que uma pessoa consegue por ambição e vontade de crescer, é aquilo que é conseguido sem finalidade.
Este texto sobre a demanda artificial é para atender o vazio que o leitor tem no sentido de tornar útil sua ação, seu dinheiro e seu tempo.
Moro em uma cidade ( Cachoeira do Sul - RS) onde mais de oitenta por cento da população não conhece praia de mar, e nem reclamam disso, no entanto, tenho grandes amigos nesta mesma cidade, que para o azar de suas glórias, se não forem uma ou duas vezes por ano ao mar enlouquecem. De um lado a simplicidade das pessoas que pensam que a beleza do mar não lhes faria falta: uma incongruência; de outro lado aqueles que fazem de uma coisa tão tranquila um mote de vida. Preconizam a demanda artificial em dois extremos, aquela do abstrato unida ao do material.
Penso que o materialismo absoluto e a falta completa do materialismo são a mesma coisa. Uma, portanto, é travestida.
Cuidar para que excessos não aconteçam. A espiritualidade, encabeçada pelo Mestre Jesus, sugere a vigilância como forma de combater estes entraves. Assim, fique vigilante quanto ao roupeiro, por exemplo. Não fique sem as roupas, mas pense naquelas que você já não usa há mais de ano.
Pense na compulsão de comprar por comprar, pois aquilo que é fútil e inútil é demanda artificial, não é investimento.
Muito cuidado para não demandar artificialmente ao falar. Contenha a palavra mal dita, afinal ela pode sepultar teu crédito, arruinar tua imagem, te deixar em apuros.
Cuidado com aquilo que vai ser dito, pois o excesso do que é dito te tráz problemas e esse excesso é demanda artificial.
Demanda articial é aquela palavra pronunciada a esmo, é chorar 'de barriga cheia', é ter dois do mesmo, é agir e pensar só depois, bem depois...

Marlon Santos

2 comentários:

  1. É, Marlon, esse é o grande mal do ser humano. A falta do "dar-se conta". As pessoas vivem sem pensar e vão fazendo "besteiras". Não percebem que a vida terrena é só uma passagem, que nada do que temos é nosso, que nada que fazemos, se não for em prol de algo maior, não tem sentido,mas..... Assim é a evolução humana, de passinho em passinho, chegaremos lá!
    Bjos!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. MARLAN NAO TE AXEI NO ORKUT ME MANDA O LINK NO MEU EMAIL pry_mene@hotmail.com... bjs agardo

    ResponderExcluir