Seguidores

quinta-feira, 24 de junho de 2010

A vida após a separação


Assim como tudo que se ata desata, os relacionamentos são passíveis de se desarticularem e findarem. O ser humano é um indivíduo por natureza e a chamada união eterna é mais alegórica do que exata. No entanto, o que diferencia o ser humano da maioria dos outros seres vivos é a sua capacidade de amar. O amor e a capacidade de afeto, por incrível que pareça, são atividades humanas. São condições embrionárias nos outros seres, mas no ser humano é uma disposição que o distingue.
A compaixão é outro sentimento característico da pessoa humana. Ocorre que uma relação é muito mais do que ter uma pessoa para amar e ter sentimento de compaixão por ela. Vivemos em uma sociedade de modismos e consumo, cuja valorização humana ainda se dá mais pela forma que performance do raciocínio. Assim, é provável que, nos dias atuais, você viva e presencie coisas que, a quinze você levaria meses para viver e presenciar. O que isso tem de relação com a vida após a separação?? Simples: muita relação acaba por falta de atualização, conquanto que a vida após a separação, por falta das mesmas atualizações, passam a ser mais tormentosas que o relacionamento extinto.
O primeiro passo depois de uma separação é eivar a consciência de zelo e ter a coragem de não ficar batendo com a língua nos dentes. O amor consegue ser mais dinâmico que a política. Ele faz 'milagres' e, se hoje você separa, amanhã você pode estar novamente aos braços do ser amado de outrora, então siga a máxima que Jesus dizia: 'não faça que nem os cachorros que, depois de vomitarem o que comeram, tornam a comer em forma de vomito o que foi vomitado'.
A melhor ideia, custe o que custar, é a paz. Ter consciência que se não deu para ter o amor da vida pela relação, que pelo menos, para a glória do investimento, saia dali uma grande amizade ou uma amizade.
Se as pessoas cultivarem o sentimento de compaixão umas pelas outras depois da separação, os traumas serão diminuídos e as decepções abrandadas. Ter compaixão é ter respeito, é ver no outro, antes de um inimigo, um ser humano.
A separação em si não atrapalha a vida de ninguém, nem de filhos, nem dos 'separantes', pois o que atrapalha mesmo é a gana da vingança pela perda da propriedade; o orgulho ferido; a sensação de perda; é o contexto patrimonial e empresarial que se apossou da relação enquanto ela ainda existia.
Depois da separação é bola pra frente. Altruísmo e paz de consciência em relação ao outro. Aproximação com amigos estáveis; preservação da imagem; pudor nas atitudes; ver exemplos e não seguir conselhos; não pedir opinião sobre as tuas decisões para não meter ninguém em fria; trabalhar e ser sempre muito independente.
Quem ficar estacionado contemplando uma separação ficará deprimido, quem enxergar a separação somente como incongruência dos seres, crescerá com ela, mesmo que seja dolorido.

Marlon Santos

imagens da web

2 comentários:

  1. Muito interessante e legal!
    Acredito que as pessoas deveriam levar mais a sério, essa história de 'casar e descasar', pode parecer simples, mas é algo bem mais complexo do que se possa imaginar.
    O amor é divino...

    Um abraço

    ResponderExcluir
  2. O amor consegue ser mais dinâmico ele faz 'milagres'...
    Paz, paz, e paz...

    ResponderExcluir